Djokovic bate vice-campeão e Sabalenka nas meias sem jogar
Corpo do artigo
O tenista sérvio Novak Djokovic, quatro vezes campeão do Open dos Estados Unidos, eliminou o norte-americano Taylor Fritz, vice-campeão do torneio, e qualificou-se para as meias-finais em Nova Iorque, enquanto a bielorrussa Aryna Sabalenka nem precisou de jogar.
Ainda não foi desta que o antigo número um mundial e dono de 24 títulos do Grand Slam perdeu face a Taylor Fritz (4.º ATP), que nos quartos de final do último major da temporada cedeu em quatro sets, pelos parciais de 6-3, 7-5, 3-6 e 6-4.
Djokovic, de 38 anos, soma 11 triunfos sobre o norte-americano, último ainda em prova, e apurou-se pela 14.ª vez na carreira para as meias-finais em Flushing Meadows, 53.ª ocasião em torneios do Grand Slam.
“Foi um encontro incrivelmente equilibrado. Podia realmente ter caído para qualquer um. Penso que tive sorte em salvar alguns break points cruciais no segundo set. Acho que na maior parte do segundo e terceiro sets ele foi melhor jogador. Neste tipo de encontros, alguns pontos decidem o vencedor”, comentou o tenista de Belgrado, em entrevista em court.
Eliminado Taylor Fritz em três horas e 24 minutos, num duelo disputado ao encerrar da sessão noturna no Arthur Ashe Stadium, Novak Djokovic vai encontrar no encontro de acesso à final o espanhol Carlos Alcaraz, campeão do Open dos Estados Unidos, em 2022, e número dois do mundo, à procura de recuperar o comando do ranking ATP, em Nova Iorque.
No confronto direto, o tenista sérvio lidera (5-3), tendo inclusivamente vencido quatro dos últimos cinco encontros.
Na competição feminina, a líder da hierarquia WTA e campeão em título, Aryna Sabalenka, nem precisou de entrar em court para regressar às meias-finais do major nova-iorquino, já que a checa Marketa Vondrousova anunciou a sua desistência antes do início do encontro.
“Lamento anunciar que tive de desistir do meu encontro dos quartos de final devido a uma lesão no joelho. Tentei o meu melhor para entrar em campo, mas no aquecimento voltei a sentir o joelho e, depois de consultar o médico do torneio, decidi não correr o risco de agravar a lesão”, comunicou Vondrousova.
Na próxima jornada, Sabalenka, de 27 anos, vai competir com a norte-americana Jessica Pegula (4.ª WTA), que havia derrotado na sessão diurna a checa Barbora Krejcikova, por duplo 6-3, naquela que será a reedição da final do Open dos Estados Unidos de 2024.
Novak Djokovic marca encontro com Carlos Alcaraz nas meias-finais
O tenista sérvio Novak Djokovic qualificou-se para as meias-finais do Open dos Estados Unidos, onde vai encontrar o número dois do mundo, Carlos Alcaraz, após bater o norte-americano Taylor Fritz.
Recordista de conquistas em majors (24) e vencedor do US Open por quatro vezes (2011, 2015, 2018 e 2023), Djokovic precisou de quatro parciais para vencer Fritz (quarto do ranking mundial) por 6-3, 7-5, 3-6 e 6-4 em três horas e 24 minutos.
Com esta vitória no último major da temporada, o sérvio conseguiu, aos 38 anos, a qualificação para as meias-finais dos quatro torneios do Grand Slam de 2025, os mais importantes do ténis mundial.
Com o adeus de Fritz, que nunca conseguiu derrotar Djokovic, em 11 partidas, o Open dos Estados Unidos perde o último sobrevivente do contingente norte-americano.
Na sexta-feira, Djokovic vai defrontar o espanhol Carlos Alcaraz, que, também na terça-feira, bateu o checo Jiri Lehecka, 21.º do mundo, por 6-4, 6-2 e 6-4, em uma hora e 58 minutos.
Alcaraz, que ainda não perdeu qualquer parcial no Open dos Estados Unidos deste ano, procura o primeiro título no torneio de Nova Iorque, após já ter sido duas vezes campeão de Roland Garros e de Wimbledon.
No confronto direto, Djokovic lidera, com cinco vitórias contra três de Alcaraz e venceu os dois confrontos mais recentes — nos quartos de final do Open da Austrália, em janeiro, e na final dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
A 145.ª edição do Open dos Estados Unidos decorre até 7 de setembro, com Djokovic à procura do primeiro troféu da temporada em Grand Slams, patamar no qual não triunfa desde a conquista do torneio norte-americano em 2023.