Mundial de MotoGP inicia-se na Tailândia, sem o lesionado Jorge Martín. Marc Márquez e Pecco Bagnaia estão na mesma equipa
Corpo do artigo
A nova temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP já está em marcha, com a realização dos primeiros treinos do Grande Prémio da Tailândia na última madrugada. Um defeso muito movimentado, com mexidas em quase metade da grelha, fez crescer as expectativas para esta edição, na qual Marc Márquez, seis vezes campeão na classe-rainha, inicia um novo ciclo, ao serviço da Ducati oficial, ao fim de dois anos na satélite Gresini.
O espanhol é tido como o grande favorito ao título, o que lhe permitiria igualar o recorde de Valentino Rossi. No entanto, a concorrência de Márquez mora mesmo ao lado, já que o companheiro Francesco Bagnaia, campeão em 2022 e 2023, também é o outro grande candidato, faltando saber como vai progredir o relacionamento desta dupla, muito cordial por agora. “Haverá uma luta muito intensa. Temos de estar preparados, mas não acredito que vejamos algo como na Argentina em 2016 entre colegas de equipas”, defendeu Pecco na primeira conferência de Imprensa oficial, referindo-se ao momento em que Andrea Iannone derrubou o companheiro Andrea Dovizioso para ficar com o segundo lugar. As duas estrelas insistem na existência de outros candidatos, como Pedro Acosta, de uma KTM que investiu em pilotos - Maverick Viñales e Enea Bastianini entraram na Tech3 -, mas que se debate para escapar à falência.
A chegada de Márquez à equipa de fábrica dos italianos, conhecida em junho do ano passado, desencadeou outras mudanças no “grid”. A sentir-se injustiçado por não ser promovido, Jorge Martín partiu da antiga Pramac para a Aprilia, não antes sem se tornar o primeiro campeão com uma equipa independente na era MotoGP. Mas, na pré-época, o madrileno já passou por duas quedas e outras tantas operações, perdendo a presença no Buriram e sendo já baixa confirmada na Argentina. Já a nova Pramac, agora associada à Yamaha, conta com Miguel Oliveira para crescer. O almadense vai para a sétima temporada na categoria principal e, este fim de semana, cumpre o centésimo Grande Prémio.