Jornalistas só souberam horas antes onde estava o Team Ineos, para evitar manifestações de ecologistas contra o "rei dos plásticos".
Corpo do artigo
A Ineos, que a partir de hoje substitui a Sky no patrocínio à maior equipa mundial de ciclismo dos últimos anos, foi apresentada em Inglaterra, na pequena localidade de Linton, e apenas para um grupo de jornalistas selecionados. Motivo: evitar a presença de ecologistas, que têm contestado a entrada do denominado "rei dos plásticos" no ciclismo.
Depois de a Team Sky ter sido elogiada pela suas campanhas ecologistas, como a Ocean Rescue - contra a poluição dos oceanos -, tem sido controversa a mudança do patrocínio da equipa para a empresa do homem mais rico da Grã-Bretanha, Jim Ratcliffe, o fundador e dono de uma das maiores empresas mundiais do ramo dos plásticos.
Para o Tour de Yorkshire, que hoje assinala a estreia oficial da "nova" equipa, já estão previstas manifestações e o grupo Frack Free United vai distribuir 15 mil máscaras com a cara de Ratcliffe como sendo o diabo.
Foi isso que levou a equipa a convidar apenas um pequeno grupo de jornalistas para a sua apresentação, só lhes dizendo poucas horas antes da cerimónia que esta seria em Linton, localidade de duas centenas de habitantes com um hotel de luxo onde se encontravam Chris Froome, o manager da equipa, David Brailsford, e o novo patrão, Jim Ratcliffe.
Perante as acusações de "lavagem" da imagem da Ineos, Brailsford alegou tratar-se "exatamente do contrário". "Se alguém pode fazer alguma coisa, é esta gente", disse, a propósito da utilização do plástico.
Chris Froome, seguindo outra via, alegou que a sua equipa está a ser vítima de uma "diferença de tratamento". "Há questões que se colocam em alguns desportos e não nos outros e há companhias do setor da energia que entram no pelotão e não se diz uma palavra", lamentou o quatro vezes vencedor da Volta a França. Froome não colocou nomes, mas referia-se certamente à presença da Ineos na Taça América de vela, anunciada há um ano sem qualquer polémica, e à entrada no ciclismo da petrolífera francesa Total, como nova patrocinadora da equipa Direct Energie.