Argentino da Aviludo-Louletano liderou um grupo de 31 fugitivos e somou o triunfo na Maia aos dois que havia festejado na Volta a Portugal
Corpo do artigo
Nicolas Tivani, argentino da Aviludo-Louletano, venceu a primeira etapa do 34.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, que teve 133,6 km com partida e chegada na Avenida Luís de Camões, na Maia, e ficou marcada pela fuga de um grupo de 31 corredores que terminou com grande vantagem em relação ao pelotão.
A segunda maior corrida nacional, com nove etapas, contou com 107 corredores à partida, em representação de 14 equipas, e iniciou-se com muitos ataques. O primeiro dos que conseguiu alguma vantagem foi lançado, aos 13 km, por Afonso Silva e Guilherme Mestre (AP Hotels-Tavira-Farense), acompanhados de Nico Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) e pouco depois Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), César Guavita (GI Group-Simoldes-UDO) e Juan Antivar (Technosylva Maglia Rower Bembibre). Anulado pouco depois, seria necessário esperar até ao km 56 para a corrida se começar a decidir.
Antes da passagem por Vizela isolaram-se 33 corredores, pouco depois reduzidos a 31, num grupo que incluía as principais equipas e nunca mais parou de aumentar a vantagem. Artem Nych, Pedro Silva e Fábio Costa (Anicolor-Tien21), Diogo Barbosa, Afonso Silva, Ailetz Lasa, Francisco Campos e Miguel Salgueiro (AP Hotels-Tavira-Farense), Nico Tivani, Tomás Contte e Jesús del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé), João Medeiros, Hugo Nunes, Diogo Narciso, Duarte Domingues, Gonçalo Leaça e Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Byron Munton, Diogo Gonçalves e Francisco Pereira (Feirense-Beeceler), Adrián Bustamante, Rui Carvalho e Gaspar Gonçalves (GI Group-Simoldes-UDO), Raúl Rota, Tiago Leal, Hélder Gonçalves e Gonçalo Amado (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), João Silva (Porminho Team Sub23), Fabrizio Crozzolo e Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre) integraram a fuga que se percebeu iria discutir a etapa e também a decisão final da corrida.
Na Maia, e com o grupo a decidir o final ao sprint, Nico Tivani superou Francisco Campos e Miguel Salgueiro, ambos da AP Hotels-Tavira, com Diogo Gonçalves, do Feirense-Beeceler, a ser quarto, ficando Artem Nych, vencedor da Volta a Portugal, a fechar um grupo em que muito trabalhou.
Tivani, argentino de 29 anos, festejou o 22.º triunfo da carreira, sexto ao serviço da Aviludo-Louletano, pelo qual havia brilhado na Volta a Portugal, conquistando duas etapas e a camisola dos pontos.