Neemias Queta contribui com dez pontos em nova derrota dos Sacramento Kings
Poste luso, com utilização equivalente a dois períodos, numa altura em que os play-offs estão inacessíveis, fez também duas assistências e dois bloqueios.
Corpo do artigo
O português Neemias Queta atuou cerca de 20 minutos e contribuiu com dez pontos na derrota de sábado dos Sacramento Kings em casa dos Los Angeles Clippers por 117-98, em jogo da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA).
Numa altura em que os Kings estão já sem hipótese de ir aos play-offs da competição, Queta tem sido mais vezes utilizado, tendo, no encontro de sábado, atuado 19.21 minutos, durante os quais anotou os dez pontos, fez duas assistências e dois bloqueios.
Neemias Queta integra o plantel dos Sacramento Kings para a época 2021/22, mas é um dos dois com contrato de duas vias, que lhe permite atuar na equipa principal e na formação secundária, os Stockton Kings, da G-League.
O poste, de 22 anos e 2,13 metros, é o primeiro português a integrar uma equipa da NBA, depois de ter sido eleito pelos Sacramento Kings no 39.º lugar do "draft", realizado em 29 de julho de 2021, em Nova Iorque.
Após três anos na Universidade de Utah State, ao serviço dos Aggies, o ex-jogador do Barreirense e do Benfica propôs-se ao "draft", abdicando da época de "senior", a quarta, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.
O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.