Forasteiros dominaram com grandes exibições de Anthony Edwards, Karl-Anthony Towns e do suplente Malik Beasley. Segundo encontro da série realiza-se na próxima terça-feira
Corpo do artigo
Os Minnesota Timberwolves, que só chegaram aos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NA) via play-in, entraram, este sábado, da melhor forma na eliminatória com os Memphis Grizzlies, segundos cabeças de série, ao vencerem no Tennessee por 130-117.
No FedEx Fórum, em Memphis, os forasteiros dominaram o encontro, com grandes exibições de Anthony Edwards (36 pontos, com 12 em 23 nos "tiros" de campo), Karl-Anthony Towns (29 pontos e 13 ressaltos) e do suplente Malik Beasley (23 pontos).
Aos locais, segundos na Conferência Oeste na fase regular, com 56 vitórias e 26 derrotas, não chegou a "magia" de Ja Morant (32 pontos, oito assistências e quatro ressaltos), mais os 24 pontos de Dillon Brooks.
O segundo encontro da série realiza-se na próxima terça-feira, de novo em Memphis. Antes, os Utah Jazz aproveitaram a ausência do esloveno Luka Doncic e venceram fora os Dallas Mavericks por 99-93, no primeiro encontro dos "play-offs" da edição 2021/22 da NBA.
Sem a sua grande estrela, que se lesionou no irrelevante último encontro da fase regular, os "Mavs", quarto no Oeste na fase regular, perderam também o fator casa, que não tinham em qualquer série desde o título de 2011, para o Jazz, quintos.
Donovan Mitchell, ausente da primeira parte, foi a grande figura do encontro, ao totalizar 32 pontos, aos quais juntou seis ressaltos e seis assistências, sendo muito bem secundado pelo bósnio Bojan Bogdanovic, com 26 pontos, e o francês Rudy Gobert, com 17 ressaltos, mais cinco pontos.
Na formação da casa, destaque para os 24 pontos de Jalen Brunson e os 22 de Spencer Dinwiddie, num conjunto que pagou caro os oito lances livres falhados (26 em 34) e, na parte final, perdeu algumas possibilidades para passar para a frente do marcador.
A ausência de Doncic foi determinante, num jogo claramente menos clarividente dos Mavericks, notando-se nomeadamente na menor produção de Dwight Powell, que se ficou pelos quatro pontos e cinco ressaltos.
O esloveno foi o terceiro melhor marcador da fase regular, com 28,4 pontos de média por encontro, e o único em toda a NBA com pelo menos 28,0 pontos, 8,0 ressaltos (chegou aos 9,1) e 8,0 assistências (acabou com 8,7).
O segundo encontro da série, como todas à melhor de sete, está marcado para segunda-feira, de novo em Dallas, e é quase certa a ausência de Doncic, nuns Mavericks que também estão há muito sem poder contar com o atirador Tim Hardaway Jr.