NBA já tem novo calendário: eis as horas e primeiros jogos do regresso na Disney
88 jogos da "seeding round" foram definidos, mas escalada de positivos na Flórida, sede da "bolha" na retoma, preocupa e pode levar a paragem
Corpo do artigo
Será um duelo entre New Orleans e Utah, com Zion Williamson (número 1 do Draft de 2019) e Rudy Gobert (o primeiro jogador a testar positivo), a inaugurar a retoma da NBA, a 30 de julho, ao fim de mais de quatro meses de paragem.
A liga norte-americana pegou no que restava da fase regular original para definir um calendário com 88 jogos para as 22 equipas que vão à Disney World de Orlando, numa "seeding round" que se prolonga até 14 de agosto.
12362350
Tudo parece estar a progredir dentro do esperado para o aguardado regresso - e os horários dos jogos até serão do agrado das televisões com direitos de transmissão na Europa -, mas o comissário Adam Silver não dá o resto da temporada como totalmente garantida, admitindo nova interrupção se o vírus não abrandar no estado da Flórida.
O estado que receberá a NBA registava ontem mais de 9500 novos casos, um recorde pelo segundo dia consecutivo (8900 na véspera). "Se enfrentarmos uma propagação significativa, isso pode obrigar-nos a parar", disse Silver, reforçando, ainda assim, que "nenhuma decisão estava livre de riscos". "Orlando era a melhor opção que tínhamos disponível", salientou o responsável.
Com horários de Portugal continental, os primeiros jogos que poderá ver (transmissões Sport TV) serão os seguintes:
Fase Regular (30 julho a 14 agosto)
30 julho: New Orleans-Utah (23h30)
31 julho: LA Lakers-LA Clippers (02h00)
31 julho: Brooklyn-Orlando (19h30)
31 julho: Portland-Memphis (21h00)
31 julho: Washington-Phoenix (21h00)
31 julho: Milwaukee-Boston (23h30)
Outras datas
15 e 16 de agosto: torneio play-in
17 de agosto: início do play-off
25 de agosto: lotaria do Draft
30 de agosto: chegada de familiares à Disney
31 de agosto: Meias-finais de conferência
15 de setembro: Finais de conferência
30 de setembro: Finais da NBA (máximo até 13 de outubro)
Notas: eliminatórias sempre à melhor de sete; horas de Portugal Continental
Outra "bolha" está em equação
Apesar de só voltar com 22 equipas, a NBA não se esqueceu das oito que ficaram fora da retoma(Atlanta, Charlotte, Chicago, Cleveland, Detroit, Golden State, Minnesota e New York), encontrando-se a estudar alternativas para que estas não fiquem paradas quase nove meses, já que se prevê que o arranque de 2020/21 seja só em dezembro. Segundo os meios americanos, uma segunda "bolha" - Las Vegas e Houston estão no topo das preferências - para treinos e jogos televisionados está a ser equacionada, mas só haverá uma decisão depois do arranque na Disney. "Queremos cumprir os mesmos padrões de segurança. Há conversações com o sindicato sobre como fazer ou não. Sabemos que é algo que algumas equipas adorariam e alguns jogadores também", adiantou o vice-comissário Mark Tatum.