NBA em alerta: sentença do polícia que matou George Floyd poderia levar a nova paragem
Equipas avisadas para eventuais protestos em caso de um desfecho favorável para Derek Chauvin
Corpo do artigo
A NBA alertou as 30 equipas para se prepararem para os efeitos da leitura da sentença de Derek Chauvin, polícia acusado de matar George Floyd no ano passado, prevista para esta semana, segundo avança a ESPN. Esta segunda-feira têm lugar as alegações finais do caso e o polícia arrisca uma pena que pode ir até 40 anos.
A liga norte-americana conta que, caso haja algum desfecho favorável a Chauvin, o tema da discussão em torno da discriminação racial volte à tona, haja jogos adiados ou até uma paragem.
Recorde-se que, no ano passado, em pleno play-off na "bolha" da Disney, os Milwaukee Bucks não compareceram para defrontar os Orlando Magic, a pedir justiça após o afro-americano Jacob Blake ter sido repetidamente baleado por um polícia, ameaçando não jogar mais, no princípio de uma paragem que durou três dias. O boicote estendeu-se a outros desportos nos Estados Unidos, numa onda histórica de protesto.
Mais recentemente, na semana passada, o encontro entre Minnesota e Brooklyn foi adiado face às manifestações na cidade por causa da morte de Daunte Wright, um jovem afro-americano de 20 anos, baleado por agentes de segurança após ser parado por uma suposta violação de trânsito.