Formação de estrelas é composta por um MVP, um all-star e três campeões da competição-rainha do basquetebol. Três deles já não estão em atividade profissional
Corpo do artigo
Giannis Antetokounmpo, Luka Doncic, Dirk Nowitzki, Tony Parker e Pau Gasol. Este quinteto de luxo, que quase dispensa apresentações, foi eleito, em votação oficial, o melhor conjunto europeu da história da liga norte-americana de basquetebol (NBA).
A escolha foi feita por adeptos e por 40 peritos da modalidade do Velho Continente. "Os jogadores europeus, antigo e atuais, deixaram um impacto indelével na NBA e no basquetebol. Inspiraram gerações de jogadores e adeptos em todo o mundo", disse George Aivazoglou, diretor de promoção da NBA e responsável pela votação.
O grego Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) foi duas vezes MVP, o esloveno Luka Doncic (Dallas Mavericks) foi três vezes all-star, o francês Tony Parker celebrou quatro títulos da NBA, o espanhol Pau Gasol conquistou dois e o alemão Dirk Nowitzki ergueu, por uma vez, o troféu maior do olimpo da modalidade.
Os três últimos nomes já terminaram a carreira profissional de basquetebolista. A votação foi fruto de uma campanha comemorativa das contribuições de jogadores nascidos na Europa ao longo de 75 anos de existência da rainha NBA.