"Não lembro de uma primeira volta sem derrotas, mas estamos com os pés no chão"

José Leite, treinador do Quinta dos Lombos
FPB
José Leite, treinador da Quinta dos Lombos, comentou a O JOGO a primeira volta perfeita do clube na Liga Betclic Feminina. Equipa de Carcavelos, que começou 2025/26 a erguer Supertaça, teve reforços providenciais para completar um plantel jovem, pois a aposta na formação continua a ser imagem de marca.
Leia também Ronaldo exibe o corpo aos 40 anos e publicação enche-se de elogios
A segunda volta da Liga Betclic Feminina inicia-se esta sexta-feira, com a deslocação da Quinta dos Lombos ao Pavilhão João Rocha para defrontar o Sporting (21h00) depois de causar sensação nas 11 primeiras rondas. A equipa de Carcavelos lidera só com vitórias, antecedidas pela conquista da Supertaça, em setembro.
"Não lembro de uma primeira volta sem derrotas", constata a O JOGO o técnico José Leite, chegado ao clube em 2006/07 (dois campeonatos, duas Taças de Portugal, três Supertaças, quatro Taças Federação), após 18 anos na Federação Portuguesa de Basquetebol. O treinador, de 64 anos, diz que "a equipa trabalha bem" e, embora Milica Ivanovic (ex-Benfica), Jasmine Powell (ex-GDESSA) e Anissa Rivera (ex-Temple Owls, EUA) tenham sido reforços sonantes, destaca a aposta na juventude.
"70 por cento das atletas entram no clube bem jovens ou com menos de 19 anos, mantemos o mesmo perfil de equipa. Importa-nos ser consistentes em termos de formação e educação de jovens. Somos sempre muito referenciados, queremos continuar assim. Quando uma sai, vem outra jovem", relata Leite, também coordenador técnico da secção com 175 atletas, totalmente dedicada ao feminino (à exceção do minibasquete).
A invencibilidade na Liga é "um facto positivo". "Estamos contentes com a situação, mas com os pés no chão. Prometemos trabalhar para discutir tudo o que for posto ao nosso alcance", estabelece, já de olho na Taça Federação, a decidir-se a 10 e 11 de janeiro, em Albufeira.

