Nairo Quintana declarado vencedor da Volta às Astúrias de 2017 após suspensão de Alarcón
Ciclista colombiano "beneficia" da desclassificação do espanhol.
Corpo do artigo
O colombiano Nairo Quintana, agora na Arkéa Samsic, foi declarado vencedor oficial da Volta às Astúrias em bicicleta de 2017, esta sexta-feira, na sequência da suspensão de quatro anos ao espanhol Raúl Alarcón, da W52-FC Porto.
Segundo os organizadores da corrida, o colombiano, que então representava a Movistar, é outorgado "de forma imediata" como vencedor da "Vueltina", depois de ter sido segundo classificado nesse ano.
Óscar Sevilla sobe ao segundo lugar do pódio, com o português João Benta (Rádio Popular-Boavista) a fechar o novo "trio", depois de então ter sido quarto classificado.
O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018, foi suspenso por quatro anos por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas", segundo a lista atualizada de suspensões da União Ciclista Internacional (UCI).
Segundo a lista de suspensões atualizada na terça-feira pela UCI, os resultados desportivos de Alarcón são anulados entre 28 de julho de 2015 e 21 de outubro de 2019, pelo que o espanhol perde "as Voltas a Portugal conquistadas.
O ciclista de 34 anos, que está suspenso até 20 de outubro de 2023, venceu a Volta a Portugal de 2017 diante de Amaro Antunes, campeão da edição especial da prova celebrada no ano passado, e no ano seguinte bateu o também português Jóni Brandão.
Questionado pela Lusa sobre essas classificações, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, disse que a Volta, como outras provas, deverão sofrer "ajustamentos".
"Vamos aguardar exatamente a decisão do caso em concreto, a comunicação da UCI ao pormenor, e [a classificação] será ajustada em função dos pormenores que venham desta decisão. Haverá uma atualização de todos os resultados" relativamente a esse período, explicou.