Tenista espanhol disse esta terça-feira adeus ao ténis como jogador profissional
Corpo do artigo
Mensagem após a eliminação da Espanha na Taça Davis e consequente fim da carreira: "Tenho tantas pessoas a quem agradecer. É difícil começar. Obrigado ao público. Sinceramente, são 20 anos de uma carreira em que sempre me acompanharam. Nos bons momentos, ajudaram-me a ganhar o próximo ponto. Nos maus momentos, a continuar a lutar. Espanha, o mundo inteiro em geral, senti-me muito feliz por receber tanto amor, especialmente aqui em Espanha. Quero também felicitar a Holanda pela sua vitória e agradecer a toda a equipa espanhola, pois permitiram-me viver a ilusão de jogar a Taça Davis. Não correu como queríamos. Dei tudo o que tinha e agradeço-vos do fundo do coração a oportunidade de passar estes últimos dias como jogador de uma equipa profissional. A realidade é que nunca se quer chegar a este momento, não estou cansado de jogar ténis, apenas o corpo chegou a um ponto em que já não quer jogar ténis. Sinto-me privilegiado, fiz de um passatempo a minha carreira e durante mais tempo do que alguma vez imaginei. Graças à vida e a todos vós que me acompanharam. Família, equipa, amigos, não é um dia para personalizar porque vou esquecer as pessoas, vocês foram uma parte inesquecível do meu dia a dia em todos estes anos, sou uma pessoa que acredita na continuidade e em manter as pessoas que nos amam, foi isso que tentei fazer, fazer poucas mudanças, e isso levou-me a ter uma relação pessoal que vai muito além da minha carreira profissional. Muito obrigado, sem vocês não teria sido possível, digo-o do fundo do meu coração."
A carreira e o ténis: "Estou apaixonado por este desporto. Vou retirar-me do ténis profissional, mas continuo aqui e, independentemente do que faça, espero ser um bom embaixador do ténis. Foi isso que tentei fazer durante toda a minha vida, esforçar-me por ser melhor e atingir os meus objectivos. Tentei fazê-lo com respeito, humildade, valorizando todas as coisas boas que me aconteceram. Tentei ser uma boa pessoa, espero que tenham percebido isso. Deixo este mundo com a sensação de ter encontrado muitos amigos pelo caminho, tantas pessoas a quem gostaria de agradecer, torneios... É difícil lembrar-me de todos eles. Parto com a tranquilidade de ter deixado um legado que sinto realmente, não só desportivo, mas também pessoal. Compreendo que o carinho que recebo, se fosse apenas pelo que se passa no campo, não seria o mesmo."
Agradecimentos e o futuro: "Gostaria de agradecer à minha família, que nunca me desiludiu. Estiveram presentes quando as coisas pareciam impossíveis, quando as coisas estavam a correr bem, mantiveram os meus pés no chão. O que quer que venha a acontecer no futuro será mais fácil de levar. Todas as mudanças requerem um processo de adaptação e eu estou tranquilo porque recebi uma educação que me permite enfrentar o que está para vir com tranquilidade, tenho uma grande família à minha volta que me ajuda em tudo o que preciso diariamente."
Recordes: "Os títulos, os números estão lá, as pessoas sabem disso, mas a forma como gostaria de ser recordado é como uma boa pessoa de uma pequena cidade de Maiorca que teve a sorte de ter um tio que era treinador de ténis quando eu era pequeno e uma grande família que me apoiou até ao fim. Um miúdo que seguiu os seus sonhos, que trabalhou o mais possível para ser o que sou hoje. Há pessoas que tentam, mas eu tenho sorte porque a vida me deu a oportunidade de viver coisas inesquecíveis graças ao ténis. Consegui muito mais do que alguma vez sonhei."
O adeus: "É muito importante para mim ter podido despedir-me em Espanha, neste caso em Málaga. Estou mais do que feliz e grato por tudo. Esqueci-me antes de mencionar os meus grandes rivais, que me levaram a ter uma carreira muito mais longa e bem sucedida do que teria tido sem eles. Agradeço-lhes por termos partilhado tanto juntos. Despeço-me como tenista profissional e espero que a pessoa fique por cá durante muito tempo. Muito obrigado a todos vós."