Nacional de clubes vai ter muitas presenças e envolver mais de 1000 atletas
Três dezenas de equipas, em ambos os sexos, com mais de 1000 atletas, disputam o apuramento, no sábado, para a I e II divisões, em sete pistas, cinco no continente e duas nas ilhas. O Sporting é campeão nacional em femininos e o Benfica detém o mesmo título em masculinos, pelo que não disputam esta fase
Corpo do artigo
Nem a pandemia afetou o empenho da maioria dos clubes em participar no Nacional coletivo, que tem o apuramento no sábado e as finais da I e II divisões a 15 de agosto. Mais de trinta coletividades, em ambos os sexos, inscreveram-se na fase de qualificação, que ocorrerá em cinco pistas de Portugal Continental e duas das Regiões Autónomas já depois de amanhã. Desta fase estão dispensados os campeões nacionais em título, o Benfica, em masculinos, e o Sporting em femininos. Da soma de todos os resultados sairá uma classificação que colocará os sete primeiros na I Divisão e os classificados nos oito lugares seguintes no segundo escalão.
Do número de equipas inscritas, que envolverão, num único dia de provas, mais de 1000 atletas, pode, à partida, salientar-se as ausências da Escola do Movimento, do Oliveira do Ouro e do Senhora do Desterro. Depois, é de destacar o forte movimento associativo a Norte, com quase um terço dos participantes, com realce para a Associação de Atletismo do Porto, com 12 equipas equitativamente distribuídas pelos dois sexos, o que contrasta com a fraca presença da maior associação do país, a da capital, onde no feminino só tem dois clubes (para além do apurado Sporting).
Sublinhe-se ainda o facto deste Nacional não contemplar provas mais longas em corridas planas do que os 1500 metros, não integrar estafetas, os obstáculos serem corridos sobre 2000 metros e a marcha disputar-se em 3000 metros.
12457489