Seleção Nacional iniciará a competição em Oslo, defrontando os EUA a 15 de janeiro
Corpo do artigo
Portugal vai jogar na Croácia, Dinamarca e Noruega a sua terceira fase final seguida de um Campeonato do Mundo, o primeiro a ser organizado por três países, entre 14 de janeiro e 2 de fevereiro. A Seleção Nacional iniciará a competição em Oslo, no Grupo E, tendo a Noruega como um dos adversários, enfrentando ainda o Brasil e os Estados Unidos.
Entrando no sorteio hoje realizado no Vatroslav Lisinski Concert Hall de Zagreb, capital croata, colocado entre as oito equipas do segundo pote, a equipa de Paulo Jorge Pereira já sabia ter de enfrentar uma das seleções mais cotadas na primeira fase de grupos, a qual apura as três melhores de quatro equipas para o Main Round, mas transportando todas os resultados entre si.
Na segunda fase, com quatro grupos de seis equipas, a meta mais ambiciosa será ficar num dos dois primeiros lugares, que apuram para os quartos de final. Se o conseguirem, os Heróis do Mar terão de imediato um registo histórico.
O primeiro objetivo da equipa nacional, embora ainda não declarado pelo selecionador, será certamente superar os 10.º e 13.º lugares das duas últimas presenças.
Portugal abrirá a competição na Unity Arena de Oslo, que tem 15 mil lugares, a 15 de janeiro, frente aos Estados Unidos. No dia 17 defrontará o Brasil e a 19 fechará com a Noruega.
Passando o Grupo E, a equipa de Paulo Jorge Pereira entrará no Grupo III do Main Round, frente aos apurados do Grupo F, um dos mais fortes da competição, pois terá Suécia, Espanha, Japão e Chile.
A Dinamarca, que abre frente a Itália, Argélia e Tunísia, parte como favorita entre as 32 equipas, pois além de jogar em casa as duas fases de grupos apresenta-se como tricampeã mundial (2019, 2021 e 2023).