Mundial 2019 de hóquei em patins abriu com o triunfo transalpino por 5-4.
Corpo do artigo
Angola perdeu por 5-4 com Itália, na abertura do Mundial2019 de hóquei em patins, em Vilanova, em Espanha, numa partida frenética, do Grupo A, em que esteve a vencer por duas vezes.
João Pinto, avançado que nas últimas cinco épocas representou o Sporting, foi o jogador em evidência na partida, ao marcar três golos, o primeiro dos quais um 'tiro' ainda antes da linha de meio campo, aos cinco minutos, que surpreendeu a Itália e deixou a Angola na frente.
A partida foi ainda marcada pela exibição de ambos os guarda-redes, o angolano Francisco Veludo e o italiano Riccardo Gnata, que, apesar dos golos sofridos, com um punhado de decisivas defesas, impediram que o resultado apresentasse números mais elevados.
A vantagem de Angola, comandada pelo português Fernando Falé, que dispôs de nova oportunidade de golo por Humberto Mendes, aos seis minutos, durou pouco, dado que a Itália empatou por Domenico Illuzzi, aos sete, na conversão de forma irrepreensível de uma grande penalidade.
Francisco Veludo, perante remates de Illuzi, Federico Ambrosio e Alessandro Verona, e Gnata Riccardo, posto à prova por André Centeno, Martin Payero e João Pinto, foram tapando, nos minutos seguintes, o caminho da bola para as suas balizas.
David Banini concretizou a reviravolta no marcador aos 19 minutos, estabelecendo o resultado com que a partida chegou ao intervalo, e em que nos últimos dois minutos teve a seleção angolana a atuar com menos um jogador por Anderson Silva ter visto o cartão azul.
No início da segunda parte, João Pinto 'abriu o livro' e marcou por duas vezes, aos 32 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e aos 36 através de um livre direto, e colocou novamente Angola na frente, a vencer por 3-2.
O encontro estava frenético, com ambas as seleções a disporem de oportunidades de golo, e a Itália concretizou nova reviravolta com golos de Federico Ambrosio, aos 38 minutos, e Alessandro Verona, aos 41 e 44, este último de livre direto.
A seleção angolana nunca baixou os braços e reduziu para 4-5 por Humberto Mendes, aos 48 minutos, e ainda dispôs de duas oportunidades, não aproveitadas, por João Pinto e Martin Payero para chegar ao empate.
Angola e Itália ficam agora a aguardar o desfecho do embate entre Espanha e França, para que se complete a primeira jornada do Grupo A.
Jogo no pavilhão Isaac Gàlvez, em Vilanova, em Espanha.
Angola - Itália, 4-5.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
1-0, João Pinto, aos cinco minutos.
1-1, Domenico Illuzzi, sete (grande penalidade).
1-2, Davide Banini, 19.
2-2, João Pinto, 32 (grande penalidade).
3-2, João Pinto, 36.
3-3, Federico Ambrosio, 38.
3-4, Alessandro Verona, 41.
3-5, Alessandro Verona, 44.
4-5, Humberto Mendes, 48.
Sob a arbitragem de Rui Torres (Portugal) e Xavier Bleuzen (França), as equipas alinharam com:
- Angola: Francisco Veludo, André Centeno, Martin Payero, Humberto Mendes e João Pinto. Jogaram ainda Anderson Silva, Josemar Tavares, Argentino Agostinho e Adilson Diogo.
Treinador: Francisco Falé.
- Itália: Ricardo Gnata, Federico Ambrosio, Domenico Illuzzi, Alessandro Verona e Davide Banini. Jogaram ainda Davide Gavioli e Andrea Malagoli.
Treinador: Massimo Mariotti.
Ação disciplinar: cartão azul para Anderson Silva (23), Andrea Malagoli (35) e Adilson Diogo (38).
Assistência: cerca de 300 espectadores.
11084179