Mundial de França, do qual Portugal se despede amanhã, promete recordes de audiências e financeiros, mas jogadores não são os mais bem pagos. Atrás de outros desportos nos ordenados, o râguebi conta que este Mundial vá bater registos do anterior, que teve mais de 850 milhões de telespectadores e cinco mil milhões de impacto económico.
Corpo do artigo
Um milhão de libras, cerca de 1,15 milhões de euros, é o salário anual de Finn Russell, o jogador da seleção escocesa de râguebi, que hoje defronta a Irlanda no Mundial, e do Bath, da Premier League inglesa. O médio de abertura e Charles Piutau, de Tonga e dos Bristol Bear, também da Premiership, são os mais bem pagos de entre os que estão no Campeonato do Mundo da modalidade da bola oval, que decorre em França.
Segundo o site galês "walesonline", só mais um jogador aufere salário na casa do milhão de euros, o sul-africano Cheslin Kolbe (joga no Japão), o que deixa as verbas pagas no râguebi abaixo das de outras modalidades coletivas, nomeademente basquetebol, andebol e voleibol.
Shane Larkin, norte-americano com passado na NBA e naturalizado turco, ganha quase quatro milhões de euros anuais no Anadolu Efes, da Turquia, mais do triplo de Finn Russell e mais do dobro de Nikola Karabatic, lenda do andebol e que é o líder da tabela de ordenados, tal como é, no voleibol, o cubano naturalizado polaco Wilfredo Leon.
Os exemplos referidos refletem a realidade europeia e acabam por ser mais próximos do râguebi, porque levar a conversa para o futebol (Ronaldo ganha 200 milhões anuais no Al Nassr) ou a NBA (Stephen Curry mais de 49 milhões nos Golden State) seria como viajar para outra galáxia...
O râguebi vive um momento de euforia, com audiências televisivas recorde em vários países (mais de 15 milhões assistiram ao jogo de abertura do Mundial) e indicadores que apontam para que seja superada a barreira dos dois milhões de espectadores nos estádios franceses durante a prova. Em 2019, no Japão, o impacto económico estimado pela consultora Ernst & Young foi de cinco mil milhões de euros, depois de 330 milhões em bilheteira ou uma audiência televisiva total superior a 850 milhões.
OS MAIS BEM PAGOS DA EUROPA NAS MODALIDADES
Valores em M€
Shane Larkin (basquetebol/Anadolu Efes) - 3,8
Nikola Karabatic (andebol/PSG) - 1,8
Wilfredo Leon (voleibol/Perugia) - 1,3
Finn Russell (râguebi/Bath) - 1,15
17125627
17115049