Corpo do artigo
Jakobsen faz o 39-25 em mais um ataque rápido. Miguel Oliveira, com grande remate, faz o seu primeiro golos. 39-26 aos 58'.
Os atuais campeões da Europa (bateram a Dinamarca na final do ano passado) superaram Portugal no último jogo de preparação antes deste Mundial (44-38), no qual perderam apenas um jogo, nas meias-finais, com a Croácia (28-31). Essa partida mostrou algumas debilidades dos gauleses, que no último confronto oficial com os portugueses deixaram uma grande recordação aos Heróis do Mar: foi em 2021 e um triunfo por 29-28 valeu a inédita ida aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Portugal não resistiu a uma equipa que está indiscutivelmente acima de todas as outras e será favorita ao tetra, este domingo, frente à Croácia (17h00). Portugal jogará antes, também em Oslo e às 14h00, com a França, pela medalha de bronze. Outra equipa terrível, mas que os Heróis do Mar já conseguiram bater.
Dinamarca chega aos 40-27, por Madsen, e Portugal espera o fim do jogo, que termina com os Heróis do Mar batidos.
Rui Silva faz excelente jogada individual e marca o 39-27. Falta um minuto.
Dinamarca tira Gidsel, cumprimentando por todos, e aos 55' as duas equipas parecem querer abrandar o ritmo diabólico. Mas sai novo contra-ataque, a valer o 38-25.
Sete metros por falta sobre Martim Costa, mas Emil Nielsen defende o remate de Kiko Costa. É difícil superar este guarda-redes, enorme e um bloco de gelo na baliza.
Gidsel fura a defesa e faz o seu nono golo, o dos 37-24. Leonel Fernandes reduz a 37-25, mas Paulo Jorge Pereira já prepara mais trocas, a pensar no jogo do terceiro lugar, com a França. Este está decidido.
Leonel Fernandes engana Nielsen desde a ponta, mas acerta na trave. Gidsel faz o 35-24 em tiro de anca. Miguel Oliveira entrou para a defesa portuguesa, que já começa a rodar todo o plantel. Gidsel acelera e faz o 36-24 aos 52'.
Dinamarca já fez oito golos em outros tantos contra-ataques. Portugal não conseguiu parar as grandes armas dos tricampeões mundiais, que estão perto de nova final. Entretanto, João Gomes entra e faz o 34-24. 50' de jogo.
Areia acerta mais um livre sete metros e reduz a 32-23 aos 48'. Lauge faz o 33-23 na resposta e Jakobsen o 34-23 em contra-ataque.
Dinamarca ataca em 7x6, obrigando a defesa portuguesa a recuar de novo à linha dos seis metros. Jakobsen faz o 32-22 de sete metros.
Lauge faz o 31-21 e o público grita pela Dinamarca. Kiko Costa ganha mais um livre de sete metros após nova defesa de Nielsen. Areia atira para o 31-22.
Portugal adianta a defesa e finalmente trava os tricampeões. Salvador aproveita e atira para o 30-21. 45' de jogo.
Nielsen trava remate de Kiko. E outro de Salvador. 30-20 aos 43' e Portugal há mais de cinco minutos sem marcar.
Mais duas defesas de Nielsen e 29-20. Portugal em dificuldades aos 42'.
Saugstrup, em contra-ataque, faz o 28-20. Começa a ser difícil tentar a recuperação. Faltam 20'.
Dinamarca marca e Iturriza, entre os defensores, responde, mas Lauge também marca. 27-20 aos 39'.
Portugal perde 25-19 e a Dinamarca ataca.
Defesa incrível de Nielsen a tiro de Fábio Magalhães, mas Rêma também defende. 25-18 aos 35', com Martim a reduzir. Gidsel faz logo o 26-18.
Paulo Jorge Pereira pede time-out. Portugal perde por seis, a maior diferença do jogo, e tem perdido bolas no ataque.
Saugstrup quase tira a camisola a Iturriza e sai por dois minutos. Mas Portugal perde a bola e sofre o 24-18.
Pytlick atira forte para o 22-17. Leonel Fernandes responde da ponta, com o 22-18. E Gidsel faz logo o 23-18!
Iturriza abre o segundo tempo marcando o 20-17. Gidsel responde com o 21-17.
A defesa dinamarquesa, muito dura, tem conseguido travar os irmãos Costa (Magnus Landin Jacobsen poderia ter partido o braço direito a Martim e escapou ao vermelho sem saber como), obrigando Portugal a procurar outros protagonistas no ataque: Luís Frade e António Areia, com três golos em três remates, são os mais certeiros, mas o ponta marcou sempre de sete metros. Rui Silva, com dois golos, está a liderar a equipa de forma soberba. Para recuperar do 20-16 os Heróis do Mar precisam de aumentar a eficácia, o que significa superar Emil Nielsen, uma parede na baliza contrária.
Que jogo, senhores! Fizeram-se 36 golos em 30 minutos, com a alta velocidade da Dinamarca, aliada às defesas de Emil Nielsen, a marcar a diferença. Portugal, provando que nunca se rende, respondeu de todas a formas desde a desvantagem do 6-2 inicial e esteve perto do empate por duas vezes. O 20-16 não será fácil de recuperar, mas nada é impossível para os Heróis do Mar!
Falta dura sobre Rui Silva e nova exclusão dos dinamarqueses. Nielsen faz nova defesa enorme, a tiro de Kiko Costa. Chega o intervalo, com 20-16.
Nielsen faz a sexta defesa e Schmidt aumenta para 19-15. Kiko Costa marca com remate incrível, sem ângulo, e Schmidt responde com o 20-16.
António Areia atira de sete metros para o 17-15. Há 27' de jogo e Pytlick faz logo o 18-15.
Pytlick marca o 16-14 e árbitro perdoa sete metros à Dinamarca, que defende Rui Silva com pés dentro da área. Gidsel aproveita e faz o 17-14.
Rêma defende, Frade contra-ataca e atira para o 15-14. Incrível recuperação. 25' de jogo.
Falta muito feita sobre Martim Costa vale uma exclusão a Landin Jacobsen, mas poderia ter sido vermelho. Areia faz o 15-13 de sete metros.
Portela excluído por acertar com a bola na cara de Nielsen. Aproveitando o buraco na defesa, Dinamarca faz o 15-12 aos 23'.
Rêma defende de novo, mas Portugal perde a bola no ataque e o contra-ataque dinamarquês faz o 14-12.
A Dinamarca pede um time-out aos 20' de jogo e com 13-12. Está a ser um jogo incrível e Portugal consegue responder à velocidade dos nórdicos.
Diogo Rêma é chamado e defende um livre de sete metros! Branquinho ataca e faz o 13-12 aos 20'.
Jakobsen faz o 13-10 de livre de sete metros, com um vistoso chapéu a Capdeville. Luís Frade atira depressa para o 13-11. Que jogo!
Dinamarca passa a defender 5x1, mas Kiko Costa fura e faz o seu 45.º golo no Mundial. 12-10 aos 18'.
Martim Costa ganha mais um livre de sete metros. Areia entra e finalmente marca! Portugal faz o 11-9 aos 17'.
Fábio Magalhães atira forte para o 10-7, aos 14'. Pytlick atira logo para o 11-7, Portela ataca rápido e faz o 11-8. E só há 15' de jogo!
Portugal começa com Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, Luís Frade, Salvador Salvador, Victor Iturriza, Fábio Magalhães e Pedro Portela.
Schmidt faz o 9-6, Kiko perde a bola no ataque e Gidsel fixa o 10-6 em ataque rápido. Paulo Pereira pede time-out.
Pytlick atira para o 8-4 e o jogo chega aos 10'. Em ataque bem calculado, Iturriza ganha a bola e faz o 8-5. Portugal não se rende, Frade ganha a bola de de contra-ataque marca o 8-6.
Iturriza fura no lugar de pivô e faz o 6-4, mas Landin responde logo da ponta, com o 7-4 aos 9'.
Martim Costa vai para cima da defesa e marca. 6-3 aos oito minutos.
Martim Costa ganha livre de sete metros, mas Nielsen, melhor guarda-redes do Mundial, defende remate de Portela.
Plogv faz o 5-2, Portugal comete falta atacante e Jorgensen aumenta para 6-2. Há seis minutos de jogo.
Os árbitros fazem três exclusões seguidas, não permitindo aos portugueses falar. Kiko Costa e Fábio Magalhães de fora, pois entretanto voltou Iturriza. Dinamarca ganha 4-2.
Saugstrup atira para o 3-1 e Rui Silva para o 3-2. Joga-se a alta velocidade e em três minutos fizeram-se cinco golos.
Schmidt faz o 1-0 e Rui Silva empata logo, na resposta, mas Gidsel faz o 2-1. O jogo começa frenético.
Arranca a meia-final final na Unity Arena de Oslo, com Portugal a alinhar de branco e a Dinamarca de vermelho.
A Seleção Nacional de andebol defronta esta sexta-feira (19h30) a congénere da Dinamarca, em jogo das meias-finais do Mundial de andebol.