O português esteve na frente durante grande parte da final de perseguição, mas foi batido a terminar pelo italiano Filippo Ganna
Corpo do artigo
Ivo Oliveira repetiu em Apeldoorn, na Holanda, o resultado do Europeu, obtendo o melhor resultado nacional da história numa prova de pista, pois nunca um português fora ao pódio de um Mundial de Elite.
O gaiense de 21 anos, apurado para a final de perseguição com o melhor tempo das eliminatórias, começou mais rápido a prova de quatro quilómetros e esteve na frente durante 2875 metros, sendo depois ultrapassado pelo rival que o ano passado já o batera na luta pelo título europeu.
Filippo Ganna, também de 21 anos e colega de Rui Costa na UAE Emirates, somou assim o título mundial ao Europeu, enquanto Ivo Oliveira fica com duas pratas.
Refira-se que Ganna foi campeão com 4m13s607, face aos 4m15s428s do jovem português que corre na norte-americana Axeon, mas a prova deixou claro ter Ivo Oliveira o potencial para o título, uma vez que na eliminatória fizera 4m12s365, aquela que fica como a melhor marca do Mundial.
"O Ivo teve uma prestação de excelência, vencendo a qualificação com o melhor tempo pessoal. Conseguiu ser regular durante os primeiros três quilómetros da final, faltando apenas a capacidade de acelerar no quilómetro final, que foi quando tudo se decidiu. Destaco que, ano após ano, vamos colocando a fasquia num patamar mais elevado. No futuro haveremos de lutar novamente pelo título mundial", disse Gabriel Mendes, selecionador luso, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.