Mundiais de natação: Francisca Martins 15.ª classificada nos 400 metros livres
Embora não tenha alcançado a final direta, acabou entre as 16 melhores, equivalente a um lugar de semifinalista
Corpo do artigo
A portuguesa Francisca Martins foi 15.ª classificada nos 400 metros livres dos Mundiais de natação a decorrer em Singapura, ao ser sétima na sua série nas eliminatórias.
Martins, de 22 anos, nadou a distância em 4.10,16 minutos, sendo sétima na quarta e última heat, vencida pela australiana Lani Pallister, com 4.02,36.
Embora não tenha alcançado a final direta, acabou entre as 16 melhores, equivalente a um lugar de semifinalista.
A nadadora do FOCA-Quinta da Lixa chegou à Ásia poucos dias depois de se sagrar campeã mundial universitária nesta distância, na Alemanha, com um recorde nacional, de 4.07,50 minutos.
A portuguesa, que em 2024 conquistou o bronze nos Europeus em Belgrado, vai ainda nadar os 200 metros livres, cujas eliminatórias estão agendadas para terça-feira de madrugada (hora de Lisboa).
O melhor tempo nas eliminatórias pertenceu à norte-americana Katie Ledecky, recordista de ouros individuais em Mundiais, com 16, que nadou a distância em 4.01,04.
Ledecky, de resto, fugiu às dificuldades de saúde sentidas pela seleção norte-americana, durante a estada na Tailândia antes da viagem para Singapira, e que levaram à retirada de alguns membros da equipa de eliminatórias, como a jovem Claire Weinstein, que tinha a quinta melhor marca de entrada nos 400 livres.
A recordista mundial, a canadiana Summer McIntosh, de 18 anos, nadou na série de Kika Martins e geriu, com 4.03,11, longe dos 3.54,18 que fixou em junho como novo máximo mundial.
Na madrugada deste domingo (hora de Lisboa), no primeiro dia da natação pura nos Mundiais de desportos aquáticos em Singapura, que terminam a 3 de agosto, Diogo Ribeiro qualificou-se para as meias-finais dos 50 mariposa, distância em que é o campeão do mundo em título.