
Fernando Fontes / Global Imagens
A portuguesa já esteve nos Jogos Olímpicos de 2012.
A última portuguesa a competir no estádio olímpico de Londres nos Mundiais de atletismo é Irina Rodrigues, na manhã desta sexta-feira, procurando o apuramento para a final do lançamento do disco.
Depois, no domingo, haverá ainda lusos em ação mas nas provas de marcha, em que Inês Henriques (50km) e Ana Cabecinha (20 km) são mais duas esperanças de bons resultados.
Irina entra em ação pelas 10h10 e tem a 18.ª marca entre as inscritas, com 62,63. Se repetisse essa marca, passava à final, já que o apuramento direto está nos 62,50.
A portuguesa, de 26 anos, não é uma novata e já esteve nos Jogos Olímpicos de 2012, bem como nos dois últimos Mundiais, sempre sem chegar à final.
A jornada de hoje poderá ter o primeiro sucesso russo, através da delegação de atletas neutrais, que são os atletas da Rússia que a IAAF autorizou a competir, por os considerar limpos de doping.
Daria Klishina foi a melhor na qualificação do salto em comprimento, há dois dias, e depois de vários lugares de finalista pode finalmente chegar ao ouro.
Na pista, destaca-se a final dos 200 metros e depois do que se viu quinta-feira a holandesa Dafne Schippers está muito forte.
Foi a melhor nas meias, à frente da bahamiana Shaunae Miller-Uibo, aparentemente recuperada do estoiro dos 400 metros, e da costa-marfinense Marie Josée Ta Lou.
Nos 3.000 metros obstáculos, a exemplo do que se passa no setor masculino, as quenianas são favoritas. Celliphine Chespol, líder do ano, é a maior adversária da campeã em título, Hyvin Jepkemoi.
A única final masculina do dia é a do lançamento do martelo, que colocam na primeira linha os polacos Pawel Fajdek e Wosciej Nowicki, ambos a mais de 80 metros esta época. São, respetivamente, o campeão e o terceiro posicionado de há dois anos.
Programa dos portugueses:
10h10, Lançamento do disco (F), qualificações, com Irina Rodrigues.
Programa das finais:
19:10 - Salto em comprimento (F).
20:30 - Lançamento do martelo (M).
21:35 - 3.000 metros obstáculos (F).
21:50 - 200 metros (F)
