Grande Prémio de Itália arranca às 13h00 deste domingo
Corpo do artigo
Bastianini e Marc Marquez estão na briga pelo último lugar do pódio, com o piloto italiano à frente.
A caminho da meta, na última volta, Bastianini ultrapassou Jorge Martin e ficou com o segundo lugar no GP de Itália.
Bagnaia é o vencedor do GP de Itália!
Última volta no Circuito de Mugello, com Bagnaia a distanciar-se de Jorge Martin.
Bastianini ultrapassa Marc Marquez e regressa ao terceiro posto.
Duas voltas para o fim e Jorge Martin está a ameaçar a liderança de Bagnaia.
O piloto italiano está na dianteira da corrida, a menos de três voltas do fim.
O piloto português foi ultrapassado por Marco Bezzecchi e roda, agora, no 14º lugar.
Já estamos nas derradeiras cinco voltas da corrida. Bagnaia é líder.
O piloto espanhol ultrapassa Bastianini e é, agora, terceiro colocado.
O piloto português continua a tentar apanhar Raúl Fernández, o seu colega de equipa.
O piloto italiano continua sem dar hipóteses à concorrência, a sete voltas do fim.
Nove voltas para o fim e tudo igual entre os cinco primeiros.
O piloto português tenta chegar ao 12º lugar, que está na posse de Raúl Fernández.
Bagnaia segue na liderança, com Jorge Martin em segundo lugar. Bastianini fecha o pódio, sendo perseguido por Marc Marquez. Pedro Acosta é quinto.
A 12 voltas do término da corrida, Bagnaia continua a ser o homem mais rápido em pista.
O piloto português é, agora, 13º colocado, depois de ter ultrapassado Alex Rins.
Augusto Fernández pára no Pit Lane e, aparentemente, vai desistir da corrida.
Está quase a começar o GP de Itália em MotoGP.
O piloto português continua a rodar em 14º, quando faltam 15 voltas para o fim da corrida.
Joan Mir abandona a corrida, após sofrer uma queda.
Jorge Martin continua na perseguição ao líder Bagnaia.
A 18 voltas do fim, Bagnaia, que está a atuar em casa, continua a liderar a corrida.
Tudo igual na frente da corrida. Miguel Oliveira continua em 14º.
O piloto português subiu ao 14º posto.
21 voltas para o fim, com Bagnaia em primeiro, Jorge Martin em segundo e Bastianini em terceiro. Marc Marquez é quarto e Pedro Acosta quinto. Miguel Oliveira segue em 15º.
Bagnaia está na frente da corrida, sendo perseguido por Jorge Martin.
O piloto português roda no 15º lugar após a primeira volta.
Começa a corrida no Autodromo Internazionale di Mugello.
O GP de Itália terá 23 voltas.
Os pilotos estão a executar a volta de aquecimento.
Aleix Espargaró (Aprilia) juntou-se ao coro de críticas, pois também houve o embate entre Martín e Enea Bastianini (Ducati), provocando a saída do italiano: “Estes comissários não pegam numa mota há 20/25 anos”. Como “Martinator” caiu a quatro voltas do fim, Pecco Bagnaia (Ducati) aproximou-se do topo do Mundial ao vencer, terminando com a maldição dos sábados que vivia esta época.
“Não queria que isso acontecesse, mas foi uma consequência de partir muito mal. Comecei a procurar oportunidades para ultrapassar, mas não consegui isso na curva 10”, descreveu o almadense, que pediu “imediatamente” desculpa ao francês, escapando a qualquer castigo. Os comissários consideraram ser um incidente de corrida, mas Oliveira reconheceu que “provavelmente foi uma decisão no limite entre penalizar e não penalizar”. “Estava a tentar ultrapassar, e se podes ultrapassar e és penalizado por isso, então será difícil”, acrescentou. Quartararo também ficou insatisfeito, mais pela falta de justificações. “Queria falar com os comissários, mas é como falar com uma parede. Não era para lhes pedir para sancionarem o Miguel, mas para lhes dizer que não andam a fazer um bom trabalho”, contou.
Com acesso direto à Q2 do Grande Prémio de Itália, após um entusiasmante quarto posto nos treinos livres, Miguel Oliveira garantiu o 11.º posto na grelha, em Mugello, onde Jorge Martín (Pramac Ducati) largará hoje da “pole” (13h00, SportTV4). Para o luso da Trackhouse Aprilia foi a melhor qualificação do ano, mas a felicidade durou pouco. Pela segunda vez seguida desistiu na corrida sprint, ao chocar com Fabio Quartararo (Yamaha), causando o adeus precoce de ambos à segunda de 11 voltas.