Piloto português deixa a Aprilia e reforça a Prima Pramac Yamaha a partir da temporada de 2025
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A Prima Pramac Yamaha anunciou esta quinta-feira a contratação de Miguel Oliveira. O piloto português, de 29 anos, deixará a Aprilia ao fim de dois anos e muda-se para a equipa italiana na próxima época, em 2025, tendo assinado contrato por duas temporadas.
O almadense, recorde-se, correu pela formação secundária da Aprilia, a RNF, inicialmente, e a Trackhouse, nesta época.
"É um grande privilégio para mim representar uma marca tão icónica no nosso desporto como a Yamaha. Durante os meus anos de evolução no MotoGP, sempre olhei para as motos azuis com grande entusiasmo. Agora é uma realidade, e quero agradecer à Yamaha pelo empenho numa fase de transição tão importante", afirmou Miguel Oliveira. "O senhor Lin Jarvis foi uma figura-chave no início das negociações e na sua concretização. Acredito que posso ser útil neste período de transição para trazer a mota de volta ao topo. Quero, ainda, agradecer ao senhor Campinoti, ao Gino Borsoi e a toda a equipa da Pramac por iniciarmos esta jornada juntos. Não poderia estar mais feliz e entusiasmado em começar este novo capítulo", prosseguiu Miguel Oliveira, que vai pilotar uma Yamaha de fábrica na equipa campeã mundial em título.
"Temos o prazer de anunciar que um piloto profissional e experiente como Miguel Oliveira se vai juntar à formação da Yamaha para 2025-26, e damos-lhe as boas-vindas ao Projeto Yamaha MotoGP. O Miguel é um piloto que tem o conhecimento técnico, a experiência, a velocidade e a precisão necessárias para melhorar o desempenho da Yamaha YZR-M1. Estamos ansiosos por trabalhar com ele como um membro chave do projeto Yamaha MotoGP, e ele pode contar com o nosso total apoio", referiu Lin Jarvis, diretor da Yamaha Motor Racing.
A partir de 2025, a Prima Pramac passará a usar motos Yamaha, deixando a Ducati com quem se sagrou campeã em 2023, sendo a primeira equipa privada a conquistar esse título.
O piloto natural de Almada conta com 17 vitórias e 41 pódios conquistados em 226 corridas disputadas nos Mundiais, nos quais se estreou em 2011, ainda na classe de 125cc.
Em 2019, chegou à categoria rainha MotoGP, pelas mãos da equipa francesa Tech3, equipada com motas KTM, na qual permaneceu dois anos e ao serviço da qual conquistou a primeira vitória, em 2020, no Grande Prémio da Estíria, na Áustria, vencendo, ainda, no Algarve, no encerramento dessa época.
Deu o salto no ano seguinte para a equipa oficial da KTM, com a qual venceu por mais três vezes (na Tailândia, na Indonésia e em Barcelona).
Em 2023 mudou-se para a RNF Aprilia, que foi afastada do Mundial no final do ano devido a problemas administrativos e financeiros, sendo substituída pela norte-americana Trackhouse.
Na categoria rainha, Miguel Oliveira conta com 93 provas disputadas, cinco vitórias, sete pódios e uma pole position.
O sexto lugar conseguido no Grande Prémio da Alemanha é até agora o melhor resultado da temporada para o piloto português, que já em 2022 tinha sido assediado pela marca japonesa com três diapasões no símbolo.