CryptoData RNF foi rejeitada e pode ir para tribunal, mas a sua estrutura prepara a mudança para o grupo norte-americano do rapper Pitbull
Corpo do artigo
A expulsão dos romenos da CryptoData por parte da Dorna, organizadora do MotoGP, irá redundar em boas notícias para os pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernández, pois faz parte do plano para a entrada no motociclismo dos norte-americanos da Trackhouse, equipa da Nascar pertencente ao ex-piloto Justin Marks e ao rapper Pitbull que já terá um acordo com a Aprilia para um projeto mais ambicioso.
Quando Carmelo Ezpeleta, diretor da Dorna, disse à Sport TV, durante o fim de semana do Grande Prémio de Valência, que “o Miguel vai ficar melhor do que este ano”, estava a referir-se à mudança preparada nos bastidores.
O comunicado da Dorna, anunciando que “a CryptoData não será selecionada para a época de 2024”, devido a “várias infrações e quebras do Acordo de Participação, que afetaram a imagem pública do MotoGP”, acrescentando que o “Comité de Seleção está a rever as aplicações de uma nova equipa independente, com motos da Aprilia, que entrará no MotoGP em 2024”, a referência à Trackhouse é óbvia.
O grupo de Marks e Pitbull, que teve um representante em Valência durante o fim de semana, já terá um acordo com a Aprilia, que prevê um grande investimento, mas com o construtor italiano a fornecer motos novos à equipa satélite.
Segundo o “The Race”, os norte-americanos tencionam criar uma sede europeia perto de Noale, sede da Aprilia, com a esta a ter já no início da próxima época uma moto de 2024 para um dos dois pilotos, entregando gradualmente o material novo ao segundo.
Como os contratos de Miguel Oliveira e Raul Fernández são com a Aprilia, a mudança será facilitada. O restante pessoal da RNF será transferido quando se conseguir desvincular dos romenos, o que obrigará o piloto espanhol a trabalhar com a equipa de fábrica da Aprilia no teste desta terça-feira, em Valência.