Com este resultado, o piloto italiano subiu ao terceiro lugar do campeonato, com 69 pontos.
Corpo do artigo
O piloto italiano Andrea Dovizioso (Ducati) alcançou este domingo a segunda vitória da temporada em MotoGP, ao ganhar o Grande Prémio da República Checa, em Brno, décima prova do Mundial motociclismo de velocidade.
Dovizioso, que disputou o seu 100.º grande prémio com a Ducati, largou da pole position pela primeira vez desde 2016 e deu novamente um triunfo à marca italiana em Brno, depois do australiano Casey Stoner em 2007.
"Sinceramente, não esperava estar tão rápido hoje. Estou muito feliz, por toda a minha equipa", afirmou o italiano, que começou a temporada com uma vitória no Qatar.
Dovizioso completou as 21 voltas com 178 milésimos de avanço sobre o espanhol Jorge Lorenzo, seu colega de equipa, enquanto o espanhol Marc Márquez (Honda), tetracampeão mundial e líder do campeonato, terminou em terceiro, a quase quatro décimos.
O veterano italiano Valentino Rossi (Yamaha) partiu da segunda posição da grelha e manteve um aceso duelo com o compatriota até à décima volta, antes de ser ultrapassado por Lorenzo e Márquez, para concluir a corrida em quarto no circuito onde conquistou a sua primeira vitória em grandes prémios, em 1996, na classe 125 cc.
Nas últimas voltas, Dovizioso foi apertado por Lorenzo e Márquez, sobretudo pelo primeiro, mas resistiu a todos os ataques e subiu mesmo ao lugar mais alto do pódio.
Com o terceiro lugar, Márquez passou a somar 181 pontos e manteve uma margem confortável na liderança, com 49 de vantagem sobre Rossi e 69 em relação a Dovizioso, que roubou a terceira posição ao espanhol Maverick Viñales, vítima de queda ainda na primeira volta.