Os portugueses Luís Outeiro (MXGP) e Sandro Lobo (MX2), presentes como wild cards, não conseguiram qualificar-se para as mangas principais.
Corpo do artigo
Lucas Coenen (MXGP) e Andrea Adamo (MX2) venceram de forma categórica o Grande Prémio de Portugal, disputado este fim de semana no Crossódromo Internacional de Águeda. Os pilotos da Red Bull KTM Factory Racing impuseram-se em condições exigentes, marcadas pela chuva e pela lama, vencendo a corrida de qualificação e as duas mangas de cada categoria.
Na classe rainha, Coenen liderou ambas as corridas do início ao fim, sempre com Romain Febvre (Kawasaki) na perseguição, mas sem nunca o conseguir ultrapassar. Ruben Fernández (Honda) fechou o pódio em ambas as mangas. Com os 50 pontos conquistados, o belga reforçou o terceiro lugar no campeonato (287 pontos). Febvre beneficiou da ausência de Tim Gajser para alargar a liderança, somando agora 330 pontos, contra 305 do esloveno.
Em MX2, Adamo dominou as duas mangas. Na primeira, foi seguido por Simon Längenfelder (KTM) e pelo líder do campeonato, Kay de Wolf (Husqvarna). Na segunda, Sacha Coenen (KTM) foi segundo e De Wolf voltou a ser terceiro. O neerlandês mantém-se na frente da classificação com 328 pontos, apenas mais quatro do que Längenfelder. Adamo, com os 50 pontos de Águeda, aproxima-se e ocupa agora o terceiro lugar, com 318.
Os portugueses Luís Outeiro (MXGP) e Sandro Lobo (MX2), presentes como wild cards, não conseguiram qualificar-se para as mangas principais.