Antigo piloto britânico faleceu vítima de doença prolongada. Nunca conquistou o Mundial de Fórmula 1, mas foi considerado um dos melhores de sempre,
Corpo do artigo
Stirling Moss, antigo piloto britânico e uma das lendas do automobilismo mundial, morreu neste domingo aos 90 anos, vítima de doença prolongada. Stirling Moss, que ficou conhecido como "o melhor piloto que nunca conquistou um campeonato do mundo", ganhou 212 das 529 corridas que disputou, 16 das quais no Mundial de Fórmula 1.
Moss nunca venceu o Campeonato do Mundo, mas foi considerado um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1 de todos os tempos, tendo ficado em segundo lugar em quatro ocasiões.
Distinguido pela BBC como a personalidade desportiva do ano em 1961, em 1958, perdeu o título de campeonato do Mundo para o seu compatriota Mike Hawthorn, com uma atitude que ficou na história da modalidade: opôs-se à desclassificação do seu rival no Grande Prémio de Portugal, disputado no Circuito da Boavista, no Porto. Com isso, Moss perdeu a oportunidade de conquistar o título, terminando o campeonato a um ponto de distância de Hawthorn. "Senti que algo estava errado e dei provas em nome de Mike e disse que não deveria ser desqualificado", explicou Stirling, revelando, por exemplo, com uma atitude exemplar, que "a coisa mais importante é realmente o respeito dos outros pilotos".