
FRANCK FIFE / AFP
Francês Charles Coste ganhara o ouro no ciclismo de pista dos Jogos de Londres'1948 e carregara a tocha olímpica nos de Paris'2024
Corpo do artigo
Charles Coste, que aos 101 anos era o mais antigo dos campeões olímpicos ainda vivos, faleceu na semana passada, anunciou a ministra francesa do Desporto, Marina Ferrari. O antigo ciclista, nascido a 8 de fevereiro de 1924, fora campeáo de pista nos Jogos de Londres'1948.
Nascido em Ollioules, no Var, Coste teve de adiar a estreia olímpica devido à II Guerra Mundial, mas sagrou-se campeão francês de perseguição em 1947 e integrou a equipa que conquistou o ouro em Londres, no ano seguinte, batendo Inglaterra e Itália.
No ano passado, foi recordado ao transportar a chama olímpica na Cerimónia de Abertura dos Jogos de Paris'2024, deslocando-se de cadeira de rodas até a entregar a Teddy Riner e Marie-José Pérec, que acenderam o famoso balão que ficou a sobrevoar a capital francesa.
Coste era o medalhado mais antigo desde janeiro passado, mês do falecimento da húngara Agnes Keleti, de 103 anos, que conquistara dez medalhas na ginástica (cinco de ouro), em 1952 e 1956, tendo sobrevivido ao Holocausto graças a uma identidade falsa.

