Rodríguez Uribes lamentou o que disse Lewis Hamilton e pediu mais respeito ao piloto britânico.
Corpo do artigo
Lewis Hamilton apontou o dedo a Espanha, depois das autoridades terem permitido a reabertura das praças de touros. O piloto britânico partilhou uma imagem de um touro morto com uma crítica ao país: "Verdadeiramente repugnante, Espanha!".
Agora, o ministro da Cultura e Desporto, José Manuel Rodríguez Uribes, veio lamentar o que foi dito pelo seis vezes campeão do mundo, tendo ainda pedido respeito.
"São palavras ofensivas e atacam as pessoas que têm uma paixão e um sentimento positivo por uma prática que no nosso país é considerado cultural", disse em declarações à RNE.
"São declarações que não ajudam a comunicação e a compreensão. O desacordo é legítimo, mas o respeito é fundamental. Fernando de los Ríos, que foi um grande professor e ministro durante a segunda república, disse que às vezes nas sociedades humanas o que falta é a revolução do respeito. E eu acho que é verdade, que às vezes temos de apelar ao respeito", referiu.
Hamilton foi ainda criticado por toureiros como Cayetano Rivera: "O Sr. Lewis Hamilton não gosta das corridas de touros. E que tem? De qualquer forma, antes de criticar a cultura de alguém, deveria, pelo menos, aprender um pouco mais do que está a falar. Respeito. E não deixes que os bastardos te confundam", disse.
Fran Rivera, Sánchez Dragó ou Juan Carlos Girauta também se mostraram muito criticos com o campeão britânico.