
.
O português Miguel Oliveira (Kalex) foi este domingo 17.º classificado na corrida de Moto2 do Grande Prémio de São Marino, depois de uma queda o ter arredado do 'top-10' da 13.ª prova do Mundial de motociclismo de velocidade.
A vitória do circuito de Misano, em Itália, foi para um piloto da casa, Lorenzo Baldassarri, que se impôs perante o espanhol Alex Rins e o japonês Takaaki Nakagami, enquanto o francês Johann Zarco terminou em quarto e manteve a liderança do Mundial com três pontos de vantagem sobre Rins.
Miguel Oliveira, que largou da 22.ª posição da grelha, recuperou 12 posições e seguia em décimo quando sofreu uma queda na 14.ª das 26 voltas da corrida e caiu para a cauda do pelotão.
"Por sorte na corrida consegui encontrar as linhas certas para fazer algumas ultrapassagens e beneficiei com algumas perturbações na frente para estar sempre próximo. Estava forte na corrida mas sempre em luta com a dianteira da minha moto como aconteceu nos dias anteriores. A queda aconteceu quando quis melhorar o ritmo e a moto não me deixou fazer mais", afirmou Miguel Oliveira.
Com metade da prova pela frente, o piloto de Almada ainda conseguiu galgar mais seis lugares para terminar em 17.º, a mais de um minuto de Baldassarri, que somou a primeira vitória da sua carreira, aos 19 anos.
"O positivo foi que todos os pilotos fortes andaram mais devagar em corrida do que eu e agora vamos pensar já em Aragão para fazer melhor", completou o português.
Na classificação do campeonato do mundo, o piloto da Leopard Racing, vice-campeão de Moto3, segue na 17.ª posição, com 33 pontos, continuando a ter como melhor resultado na época de estreia em Moto2 o oitavo lugar na Catalunha.
Zarco comanda o Mundial com 194 pontos, contra 191 de Rins, enquanto o suíço Thomas Luthi ocupa o terceiro posto, com 141.
A 14.ª prova do calendário é o Grande Prémio de Aragão, que se disputa em Alcañiz, Espanha, a 25 de setembro.
