
Miguel Oliveira
AFP
Marques Mendes fez pausa na campanha para apoiar o piloto português no Algarve
Leia também Santa Clara apresenta queixa após jogo contra o Sporting e pede desculpa a Varandas
O candidato presidencial Luís Marques Mendes fez uma pausa na pré-campanha para "agradecer ao Miguel", no autódromo do Algarve, o prestígio que tem dado a Portugal, enquanto piloto de motociclismo, disse à Lusa o próprio.
"O Miguel [Oliveira] puxou muito pelo nome do país e prestigiou Portugal, por isso devemos-lhe esse sentimento de gratidão, numa área do desporto onde não temos uma grande tradição", disse Marques Mendes ao chegar ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
Em declarações à agência Lusa, o candidato à Presidência da República confidenciou que tinha o dia de hoje livre de compromissos da campanha eleitoral, "até porque já tinha combinado com o Miguel que iria estar presente" na sua despedida do MotoGP. "Não pude estar presente no sábado, como gostaria, mas hoje vim aqui dar-lhe um abraço, porque tenho muita admiração por ele, somos amigos e é meu mandatário para a juventude e desporto", realçou.
Marques Mendes disse que vê "com normalidade" a passagem do piloto português de 30 anos para a categoria de motociclismo Superbike, depois de sete anos no Mundial de MotoGP, classificando-a como "uma mudança como tudo na vida". "Ele esteve uns anos nesta categoria do motociclismo, com algumas vitórias e prestigiou o nome de Portugal e puxou pela autoestima dos portugueses", sublinhou.
O candidato presidencial acredita que Miguel Oliveira "ainda vai dar muitas alegrias aos portugueses no novo desafio que vai ter", até porque, destaca, "é uma pessoa muito simpática e um grande atleta".
Miguel Oliveira (Yamaha) partiu do 19.º lugar da grelha de partida, ao ter falhado no sábado a passagem à segunda fase da qualificação, e foi 14.º, enquanto o italiano Marco Bezzecchi (Aprilia) largou da pole position e sagrou-se vencedor da corrida.

