Marco Bezzecchi (Aprilia) aproveitou a queda de Marc Márquez (Ducati) para vencer.
Corpo do artigo
Miguel Oliveira (Yamaha) foi 16.º na corrida sprint do Grande Prémio de San Marino, 16.ª prova do Mundial de MotoGP, em que Marco Bezzecchi (Aprilia) aproveitou a queda de Marc Márquez (Ducati) para vencer.
Oliveira, que arrancou do 13.º lugar, concluiu a prova a 17,576 segundos do vencedor, com o espanhol Alex Márquez (Ducati) na segunda posição, a um segundo exato de Bezzecchi, e o italiano Fábio DiGiannantonio (Ducati) na terceira, a 2,551.
O italiano Marco Bezzecchi largou da 'pole position', mas foi Marc Márquez a colocar-se rapidamente no comando. Contudo, na sétima volta, viria a cair quando liderava sozinho, sendo forçado a abandonar.
Após 15 corridas sprint sempre a pontuar, Marc Márquez ficou pela primeira vez a zeros ao sábado. O piloto espanhol e líder do campeonato só tinha cedido uma até agora, no GP da Gã-Bretanha, e para o seu irmão Alex.
O mais novo dos Márquez terá de conquistar 10 pontos a Marc na corrida principal de domingo para evitar que o líder do campeonato possa festejar o campeonato na ronda seguinte, no Japão.
Quem ficou já arredado de lutar pelo título foi o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que hoje foi 13.º classificado.
Campeão em 2022 e 2023, ‘Pecco’ Bagnaia lutou pelo título de 2024 até à última prova com o espanhol Jorge Martin (Aprilia).
Mas esta época, tendo Marc Márquez como companheiro de equipa, tem sentido problemas em adaptar-se à Ducati, o que tem afetado também a sua confiança.
Com os resultados de hoje, a batalha pela coroa resume-se a uma luta de irmãos. Marc Márquez mantém o comando do campeonato, com 467 pontos, mais 187 do que o irmão Alex, que segue em segundo, com 280. Francesco Bagnaia é o terceiro, com 228, já fora da luta pelo título. Miguel Oliveira é 22.º, com 10 pontos.
No domingo disputa-se a corrida principal.