Jogador do FC Porto pela primeira vez convocado para a seleção portuguesa de andebol.
Corpo do artigo
Miguel Martins estreou-se nos convocados do selecionador português de andebol, Rolando Freitas, para o Torneio Yellow Cup, na Suíça, e para os encontros particulares com a Islândia, em Reiquiavique.
Portugal prossegue assim a preparação para o play-off de acesso ao Campeonato do Mundo de 2017, após o triunfo no grupo 4 da fase de apuramento, disputado em regime de concentração em Israel, juntamente com Estónia e Geórgia.
O Torneio Yellow Cup decorre de 2 a 3 de janeiro de 2016, em Winterthur, na Suíça, com a participação das seleções de Portugal, Suíça, Áustria e Tunísia, após o que a comitiva portuguesa ruma a Reiquiavique, para defrontar a Islândia, a 6 e 7 de janeiro.
Tanto a Áustria como a Suíça ainda se encontram a disputar o apuramento, que Portugal já garantiu, para o play-off de acesso ao Mundial de 2017. Os austríacos lideram o grupo 2 e os suíços ainda não se estrearam no grupo 6.
Após a participação no Torneio Yellow Cup, Portugal defronta por duas vezes a Islândia, que se encontra na fase final de preparação para o Campeonato da Europa da Polónia, a disputar a partir de 15 de janeiro de 2016, e em que integram o grupo B, juntamente com a Croácia, Bielorrússia e Noruega.
Miguel Martins (FC Porto) cumpre apenas metade do programa, dado que regressa da Suíça após o Torneio Yellow Cup para participar no Torneio das Quatro Nações, sendo substituído por Tiago Pereira (Benfica), que se junta à comitiva para a deslocação à Islândia.
O central Miguel Martins, que integrou os escalões de formação do Águas Santas e que representou o ISMAI até 2013, estreou-se pela equipa sénior do FC Porto aos 15 anos, 11 meses e 19 dias, sendo o mais jovem de sempre a jogar no principal escalão do andebol português.
Lista de convocados:
- Guarda-redes: Ricardo Candeias (Pontault-Combault/Fra) e Alfredo Quintana (FC Porto).
- 2.ª Linha: Fábio Antunes e Ricardo Pesqueira (ABC), Pedro Solha, Pedro Portela e Bruno Moreira (Sporting), António Areia (FC Porto) e Tiago Rocha (Orlen Wisla Plock/Pol).
- 1.ª linha: Gilberto Duarte, Miguel Martins e Rui Silva (FC Porto), Fábio Magalhães e Bosko Bjelanovic (Sporting), Tiago Pereira (Benfica), João Ferraz (Wetzlar/Ale) e Cláudio Pedroso (Madeira SAD).