
Miguel Gago
Reprodução: Federação Portuguesa de Judo
Judoca português perdeu por waza-ari frente ao italiano Valerio Accogli
Leia também Resink e o interesse do Benfica: "Esperava mais cooperação"
O judoca português Miguel Gago foi eliminado no combate de repescagem para a medalha de bronze da categoria de -66 kg do Grand Slam de Paris, ao perder por waza-ari com o italiano Valerio Accogli.
Miguel Gago, de 22 anos, terminou no sétimo lugar da categoria, uma vez que antes tinha falhado o acesso às meias-finais e a possibilidade de conquistar a medalha de ouro ou de prata ao perder com o francês Daikii Bouba, por ippon, no quarto e último combate da poule B.
Para lá chegar, o atleta luso eliminou, sucessivamente, o quirguiz Erbol Abasbekov, o azeri Nazir Talibov e o brasileiro Ronald Lima - o oponente que lhe ofereceu mais resistência -, todos por "ippon".
Miguel Gago foi hoje o melhor representante luso no Grand Slam de Paris, uma vez que Maria Siderot, na categoria de -52 kg, e Otari Kvantidze, na de -73 kg, os outros dois judocas portugueses que hoje estiveram em ação, não passaram do segundo combate.
Siderot perdeu com a húngara Reka Pupp, por ippon, depois de ter batido a angolana Eldimira Segunda, pelo mesmo método, enquanto Kvantidze foi derrotado pelo kosovar Akil Gjakova, após ter ultrapassado o tunisino Aleddine Bem Chalbi, ambos por yuko.
No domingo, mais três portugueses vão subir ao tatâmi na capital francesa, todas no setor feminino: Bárbara Timo e Taís Pina vão competir na categoria de -70 kg e Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, defende a medalha de ouro conquistada na capital francesa, na de -78 kg.

