Segundo dia de competição da 19.ª edição do MIAC – Maia International Acro Cup, organizado pelo Acro Clube da Maia (ACM) e com o apoio da Câmara Municipal da Maia e do jornal O JOGO.
Corpo do artigo
Foi a hora do mais novos entrarem em ação, de infantis e iniciados, e a provar que nem só de notas e pontuações vive o desporto, está o par feminino Victoria Firmino, 12 anos, e Marta Rocha, 11 anos, da Ginástica da Casa do Povo do Turcifal, vila de encantos no município de Torres Vedras.
Foram uma das grandes atrações do escalão infantil, não apenas pela alegria, coreografia e música que trouxeram ao Complexo Municipal de Ginástica da Maia, mas também pelo fato, inspirado na personagem Woody, do filme Toy Story.
Pelos corredores só se ouvia elogios, mesmo das delegações estrangeiras. “Oh my God, I’m so in love with your suit” [n.d.r.: “Oh meu Deus, adoro os vossos fatos”, numa tradução livre] , disse uma ginasta canadiana. “Confesso que estranhei o fato no início, mas agora gosto muito”, disse Victoria, ao que a Marta rematou: “Amei logo! E as pinturas também!”
Victoria Firmino era praticante de ginástica artística e jogadora de futebol numa equipa masculina de S. Pedro da Cadeira, em Santa Cruz. No entanto, a pandemia obrigou o mundo a confinar e a parar com o desporto. “No regresso decidi experimentar a acrobática e gosto muito mais do que artística, que obriga a usar mais a força. A acrobática tem muito mais divertimento”.
Marta Rocha garante que todos os minutos passados a treinar são tempo de qualidade. “Treinamos duas horas por dia à terça e sexta e quatro horas ao sábado. Mesmo assim ainda treinamos mais dias quando é preciso”. A recompensa chegou no MIAC’2025. Apesar de só terem começado a trabalhar o esquema a partir de janeiro, a energia que veio das bancadas foi inspiradora: “Queremos continuar juntas, sim!”, respondeu o par em uníssono.
Uma palavra para os adeptos do GimnoFrielas. O apoio aos seus ginastas é bem audível e visível no complexo gímnico maiato. Com equipamentos azuis-claros, nas bancadas há uma espécie de aldeia estrunfe bem ruidosa. No MIAC, há espetáculo dentro da arena e fora dela!
Esta sexta-feira, o dia foi dedicado às categorias mais jovens, em vertente Equilíbrio, Dinâmico e Combinado. Este sábado, é a vez dos mais velhos voltarem à ação, com destaque para os juniores e seniores de elite.