A história das duas ginastas que são, literalmente, cabeças de cartaz da prova. Estarão na Taça do Mundo, na Bélgica, no próximo fim de semana, a pensar no ouro
Corpo do artigo
Primeiro dia de competição da 19.ª edição do MIAC – Maia International Acro Cup 2025, no Complexo Municipal de Ginástica da Maia e o destaque vai para as cabeças de cartaz da prova e não em sentido figurado. É possível que já se tenha cruzado com o cartaz do MIAC 2025 pela rua e as duas ginastas que lá estão, são a Beatriz Carneiro e a Inês Faria.
Vencedoras da medalha de ouro da Taça do Mundo do ano passado na Maia, esta dupla do Acro Clube da Maia (ACM) participa, já no próximo fim de semana, na Taça do Mundo de Puurs (Bélgica) e têm o apuramento garantido para os World Games – espécie de Jogos Olímpicos para modalidades não olímpicas – em agosto, em Chengdou (China).
“Queremos ganhar! Ficar no pódio com toda a certeza, mas temos os olhos no ouro”, começou por dizer Inês, 19 anos, volante do par, e em ano sabático nos estudos para preparar da melhor maneira este ano, carregado de desafios desportivos. Estão, por isso, com uma carga horária puxada. “Para além de treinos bidiários duas vezes por semana, ainda temos mais quatro a cinco horas por dia, para além das sessões de ballet que frequentamos e a Inês ainda treina trampolins”, acrescenta Beatriz, 24 anos, com o curso de educação física terminado, mas com o objetivo de seguir as pisadas do seu treinador, Lourenço França.
"Sou filha de professores de educação física, portanto..."
Fazem par há um ano e meio e seis meses depois de se terem juntado, venceram a Taça do Mundo na Maia. Ambas não representaram outro clube na ginástica que não o ACM, embora tenham navegado outros mares desportivos.
“Sou filha de professores de educação física, portanto o desporto é uma parte especial da nossa vida. Com três anos comecei no voleibol, passei pelo Académico de S. Mamede e pelo Castêlo da Maia, mas era só para me divertir, estar com as minhas amigas, até aos 18 anos. Aos 10, entrei na ginástica, que sempre foi o centro das minhas atenções”, refere Beatriz.
Tudo muito diferente com Inês, que vem da clássica infância das cambalhotas no sofá. “Passei pelo karaté, pela natação, patinagem, mas nada muito elaborado. Desde que entrei na ginástica, nunca mais saí”.
Beatriz Carneiro e Inês Faria começaram por apresentar-se em competição neste MIAC 2025 com três novos exercícios. Hoje, na prova de equilíbrio, com a música Barbie Girl, a dupla bateu a concorrência. A pontuação de 27.490, sem penalizações, serviu para tomarem a dianteira. Faltam ainda as provas dinâmica e combinada, mas o MIAC para este par feminino de elite será apenas o aperitivo, a jogar em casa, para o próximo fim de semana na Bélgica.
O MIAC 2025 começou esta quinta-feira e vai decorrer até domingo, dia 2 de março.