A 19.ª edição da prova mais importante do calendário internacional que se realiza em Portugal decorre entre esta quinta-feira e domingo e vai dar 12 mil euros de prémios monetários, o valor mais alto alguma vez atribuído a nível mundial
Corpo do artigo
O MIAC – Maia International Acro Cup está de volta, com o Complexo Municipal de Ginástica da Maia a acolher a 19.ª edição da maior prova de ginástica acrobática do mundo, que arranca amanhã e decorre até domingo, organizado pelo Acro Clube da Maia (ACM), em parceria com a Federação de Ginástica de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal da Maia e do jornal O JOGO.
São quatro dias nos quais mais de mil ginastas de elite, de todos os escalões e não apenas seniores, apresentam exercícios de alto nível, numa montra que apresenta o que de melhor a acrobática tem para mostrar ao público.
“É a prova de referência a nível mundial, não há outra igual! Não apenas para os ginastas e treinadores, mas por tudo o que o envolve uma organização desta dimensão”, começa por explicar José Carlos Ribeiro, presidente do ACM. “Estão envolvidos uma centena de voluntários, que perfazem mais de cinco mil horas de voluntariado, cinco mil dormidas, esgotando a capacidade hoteleira, incluindo a que existe na zona do aeroporto. São disponibilizadas mais de 10 mil refeições, para além de promover um ambiente ímpar, de convívio saudável. Uma experiência altamente recomendável”, acrescenta.
Há já vários anos que o MIAC consolidou o seu lugar de prova mais relevante do calendário internacional da ginástica acrobática. Não apenas pelo ambiente que envolve as delegações (este ano são 54, de 14 países) e o público, mas sobretudo por envolver o mais alto prémio monetário atribuído a nível mundial, de mais de 12 mil euros no total, bem como pelo facto de ser para todas os escalões.
“O MIAC, com ou sem Taça do Mundo a decorrer em paralelo, atrai sempre campeões do Mundo e da Europa. Este não é ano de Mundial, mas está garantida a participação de países do outro lado do Atlântico, como Canadá, Brasil e Porto Rico, para além de várias outras potências europeias da ginástica acrobática. É um dos momentos da época pela qual os ginastas em todo o mundo mais anseiam”, adianta Lourenço França, diretor técnico da prova e do ACM.
O evento sempre marcou a diferença pelas várias inovações em território nacional, designadamente pela avaliação em tempo real (no final de cada prova é conhecida a pontuação), o sofá DOB (Did Our Best no original, traduzido por ‘Sofá Demos o Nosso Melhor’), permitir aos ginastas, a partir das meias-finais, poderem realizar mais exercícios do que está estabelecido.
Este ano, a novidade é a Acrobattle, um segmento para sábado à noite, em que os vários ginastas participantes podem fazer equipa com quem desejarem, de qualquer país, sem roupas especiais, limites ou restrições. Apenas pela diversão, numa vertente competitiva mais relaxada, dando o máximo e obter melhores resultados.
Horários do MIAC – Maia Internacional Acro Cup
26/02 – Quarta-feira
08h00 às 20h00 - Treinos Livres
27/02 - Quinta-feira
08h00 às 18h00 – Treinos de Pódio (entrada livre)
18h00 às 22h30 - Preliminares
28/02 – Sexta-feira
08h00 às 22h00 – Preliminares
01/03 – Sábado
08h00 às 22h00- Preliminares
02/03 – Domingo
08h00 às 19h30 – Finais