Competição prolonga-se até 2 de setembro, estando previstas diversas iniciativas.
Corpo do artigo
O município da Maia recebe, a partir de amanhã, conceituados nomes do xadrez mundial, uma concentração a propósito do Festival Internacional que tem tido enorme sucesso interno e além-fronteiras.
O programa inicia-se com o Douro Blitz Cruise, uma experiência que inclui um torneio de xadrez rápido num barco rabelo durante um passeio pelo Rio Douro. Na sexta-feira, a partir das 19h30 tem lugar a cerimónia de abertura do Maia Chess Open, torneio considerado o maior de Portugal que concentra grandes mestres mundiais da modalidade, transmitido para todo o Mundo através das principais plataformas de xadrez.
A competição prolonga-se até 2 de setembro, estando previstas diversas iniciativas, como campos de xadrez destinados aos mais novos, masterclasses, conferências, aulas abertas e ainda uma ação de promoção de igualdade no desporto, assim como o Congresso Strong Minds, com a presença de oradores de impacto na área.
Nota especial para a presença do prodígio norte-americano Awonder Liang, que se tornou grande mestre com apenas 14 anos, entre outros especialistas internacionais, num total de três centenas de participantes, dois terços dos quais estrangeiros.
O Festival Internacional de Xadrez da Maia tem este ano duas convidadas de honra, cujas histórias ultrapassam as fronteias da modalidade: a iraniana Shohreh Bayat, árbitra internacional que teve de fugir do Irão e pedir asilo ao Reino Unido em virtude da perseguição que lhe foi movida pelo regime iraniano por o lenço não lhe cobrir a cabeça de forma adequada, e a campeã mundial, europeia e olímpica ucraniana Natalia Zhukova, autarca de Odessa, que vive na linha de frente de defesa da sua cidade na guerra contra a Rússia.
16903547