Elétrico que marca novos padrões de conforto e tecnologia foi apresentado com um show de magia na Soc. Com. C. Santos e tem preços a partir de 130 650 euros
Corpo do artigo
O EQS, o primeiro SUV de luxo totalmente elétrico da Mercedes, já chegou ao mercado nacional. A Sociedade Comercial C. Santos deu o modelo a conhecer na Maia, com a presença de centenas convidados, muitas caras conhecidas e uma atuação do mágico Mário Daniel, tendo um drone como assistente.
O EQS SUV é o terceiro modelo Mercedes-EQ com uma arquitetura desenvolvida especialmente para automóveis elétricos (depois de EQS e EQE). Partilha a distância entre eixos (3210 mm) com o EQS, mas tem uma distância ao solo superior em 20 cm. As grandes dimensões exteriores do EQS SUV (5125 mm de comprimento, 1959 mm de largura e 1718 mm de altura) têm reflexo no interior moderno e luxuoso, com espaço abundante.
Os bancos da segunda fila estão equipados de série com regulação elétrica. O modelo pode, em opção, contar com uma terceira fila de bancos e uma extensa gama de funcionalidades de conforto para todos os passageiros. A capacidade da bagageira pode ir de 565 (com sete lugares) a 645 litros (cinco lugares).
Mais do que o espaço, é a tecnologia e qualidade de acabamentos que mais impressionam, em particular o MBUX Hyperscreen (opcional), um ecrã curvilíneo de grandes dimensões que ocupa praticamente por toda a extensão do tablier.
No lançamento de mercado, o modelo tem três versões: EQS SUV 450+, EQS SUV 450 4MATIC e EQS SUV 580 4MATIC.
O 450+ tem 265 kW (360 cavalos) de potência e um binário de 568 Nm. O 450 4MATIC mantém os 265 kW, mas o binário sobe para 800 Nm. Já o 580 4MATIC debita 400 kW (544 cv) e 858 Nm.
Todas as versões estão equipadas com cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro e as de tração integral 4MATIC também integram uma cadeia cinemática elétrica no eixo dianteiro.
A bateria é a mesma em todas as versões. Composta por 12 módulos, tem uma capacidade de 108,4 kWh, suficiente para uma autonomia máxima de 671 km (WLTP) no 450+, de 592 km no 450 4MATIC e de 594 km no 580 4MATIC.
O carregamento da bateria pode ser feito através de um carregador de bordo de 11 kW (de série) ou 22 kW (opcional) em corrente alternada (AC), com uma duração de, respetivamente, 10 ou cinco horas. O modelo pode também ser recarregado em postos de carregamento rápido em corrente contínua (DC) com potências de até 200 kW em 31 minutos (até 80%).
A velocidade máxima foi limitada, em todas as versões, a 210 km/h. O que difere são os tempos para chegar aos 100 km/h: 6,7 segundos no EQS SUV 450+, 6 segundos no EQS SUV 450 4MATIC e 4,6 segundos no 580 4MATIC.
O conforto é a tónica no novo EQS SUV. O chassis está equipado com suspensão dianteira de quatro braços e suspensão traseira multi-link independente. A suspensão pneumática Airmatic com amortecimento de ajuste contínuo ADS+ integra o equipamento de série. A distância ao solo do veículo pode ser aumentada em vários centímetros. As versões 4MATIC estão equipadas com um quinto modo de condução, o Offroad para fora de estrada.
Além das três motorizações, existem também duas linhas de design: Electric Art (de série) e AMG (opcional). A estas linhas podem juntar-se os packs Advanced Plus, Premium, Premium Plus e Business Class.
O EQS SUV 450+ está disponível a partir de 130 650 euros. As versões EQS SUV 450 4MATIC e EQS SUV 580 4MATIC têm preços desde 135 800 e 166 950 euros, respetivamente.