Mercado de transferências no principal campeonato de basquetebol português
Corpo do artigo
Lindsey é primeiro reforço do Benfica
Scottie Lindsey, de 24 anos e 1,96 metros, é o primeiro reforço do Benfica para 2020/21, sendo esta a sua estreia na Europa depois de se ter formado na Universidade de North Western e jogado nos Grand Rapids Drive e nos Erie BayHawks, equipas da G-League e satélites dos Detroit Pistons e New Orleans Pelicans da NBA, respetivamente. "Já ouvi tantas coisas boas acerca de Lisboa e da cultura em Portugal", afirmou o extremo, que trabalhou com a portuguesa Mery Andrade (adjunta nos BayHawks) e dela terá recebido alguma opinião.
Em 2019/20, o norte-americano teve médias de 10,4 pontos e 3,7 ressaltos em 30 jogos, dando-se ainda a curiosidade de ter sido colega de EC Matthews, extremo-base há dias anunciado como reforço da Oliveirense. A vinda de Lindsey indica que o Benfica vai mexer no lote de estrangeiros. Para já, apenas é certa a renovação do poste Eric Coleman. A saída de Gary McGhee foi anunciada há algum tempo, enquanto Anthony Ireland, Anthony Hilliard, Damian Hollis e Micah Downs têm a situação indefinida, fruto dos ajustes financeiros do clube. No que respeita a portugueses, Tomás Barroso, Gonçalo Delgado, Rafael Lisboa, Betinho Gomes, Fábio Lima e Arnette Hallman deverão fazer parte do próximo plantel.
Sasa Borovnjak está de saída do FC Porto
Ao fim de quatro temporadas, o sérvio Sasa Borovnjak (30 anos e 2,06 metros) vai deixar o FC Porto, onde conquistou duas Supertaças (2016 e 2019) e uma Taça de Portugal (2019). O poste, que chegou a Portugal em 2015 pela mão do Lusitânia dos Açores, está em fim de contrato com os portistas e o vínculo não vai ser renovado fundamentalmente por razões orçamentais, sabe O JOGO. Em maio, Borovnjak (médias de 15,5 pontos e 5,2 ressaltos em 22 jogos para a Liga Placard) foi apontado ao Benfica, mas, ao que foi possível apurar, esse cenário de mudança para a Luz não se coloca.
Esta será a terceira saída certa no Dragão, a juntar às de Daniel Relvão e Keven Gomes. O poste João Torrie (ex-Maia Basket) é reforço garantido, enquanto os internacionais Miguel Queiroz, Francisco Amarante, Vlad Voytso e o norte-americano Max Landis já tinham contrato. Desde o início de maio que o conjunto às ordens do técnico Moncho López - que renovou por dois anos - regressou aos treinos e, ao contrário das equipas de andebol e hóquei em patins (já de férias), estes são para continuar, alternando grupos de jogadores.