
Lisboa/13/11/2025 - Esta noite teve lugar em Lisboa, a Gala do Comité Olímpico de Portugal 2025 no SUD Lisboa Hall em Lisboa. Fotografia de todos os premiados esta noite na Gala de celebração Olímpica (Mário Vasa)
Mário Vasa
Comité Olímpico de Portugal bateu um recorde de distinções na cerimónia de Celebração Olímpica, que destacou os maiores feitos do ano
Corpo do artigo
Patrícia Sampaio, campeã da Europa e terceira no Mundial de judo, Pedro Pichardo, campeão mundial de triplo salto, e Isaac Nader, com um inédito título mundial nos 1500 metros, receberam o prémio de Excelência Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) juntamente com o quarteto Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha, os sensacionais campeões europeus e mundiais de K4 em canoagem. Foi um recorde de premiados no palco do SUD Lisboa Hall, onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se juntou a Fernando Gomes, presidente do COP, para também homenagear Carlos Lopes, Ticha Penicheiro e Manuel Sérgio, entre outros.
A cerimónia de Celebração Olímpica teve uma distinção nova, o Prémio José Manuel Constantino, destinado a distinguir trabalhos no desporto de base e entregue à escola de andebol do Bastinhos, em Celorico de Basto, mas as estrelas foram os campeões mundiais, a superaram as presenças em palco dos quatro medalhados olímpicos do ano passado e de 2021.
Nader e os canoístas receberam o prémio principal pela primeira vez, Patrícia Sampaio repetiu a distinção do ano passado, mas Pedro Pichardo esteve pela quarta ocasião entre os melhores. Não é recorde, pois esse pertence aos sete galardões já entregues a Fernando Pimenta, mas é um claro segundo lugar.
CELEBRAÇÃO OLÍMPICA
Ordem Olímpica Nacional: Carlos Lopes (atletismo)
Prémio de Excelência Desportiva: Patrícia Sampaio (judo), Pedro Pichardo (atletismo), Isaac Nader (atletismo) e Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha (K4 da canoagem)
Prémio Prestígio: Ticha Penicheiro (basquetebol)
Prémio de Mérito Desportivo: Paulo Jorge Pereira (andebol) e Rui Fernandes (canoagem)
Prémio Juventude: Jéssica Rodrigues (patinagem de velocidade) e Francisco Costa (andebol)
Prémio de Ética Desportiva: Manuel Sérgio
Prémio José Manuel Constantino: Bastinhos Escola Clube de Andebol
Prémio de Investigação Científica: Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESDE)
Prémio Educação Olímpica: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra
