Melanie Santos caiu mas está apta para as estafetas: "Ontem foi um dia muito emocional"
Triatleta olímpica caiu na sexta-feira, mas recuperou.
Corpo do artigo
Melanie Santos, triatleta olímpica, disse este sábado estar "melhor" da queda sofrida na sexta-feira na prova de elites dos Europeus de Munique, garantindo estar com "garra" para representar Portugal no domingo nas estafetas mistas.
"Agora estou melhor. Ontem [sexta-feira] foi um dia muito emocional. Estava a correr-me lindamente, saí da natação no primeiro grupo. No ciclismo também estava no primeiro grupo, com uns 20 segundos de avanço. Era um prognóstico muito, muito bom. Depois, infelizmente houve uma queda e fiquei bastante condicionada, mas terminei a prova. Não no lugar que queria e ambicionava, mas se me mantivesse no primeiro grupo talvez tivesse conseguido", analisou, em declarações à Lusa.
Melanie Santos, que sofreu escoriações que limitaram o seu desempenho, física e mentalmente, terminou em 24.ª, enquanto Helena Carvalho, que segundos depois foi igualmente vítima de acidente, ficando até algo mais maltratada, 41.ª.
A jovem Maria Tomé passou incólume e terminaria em 11.º, o seu melhor resultado em Europeus nas diversas categorias.
"O que me conseguiu aguentar a corrida com algumas dores foi o público, que foi incansável. Em toda a parte do percurso pessoas a gritar por nós, independentemente da nacionalidade. Muitos portugueses também. Temos de levar esta cultura desportiva para Portugal, pois o que se viveu aqui foi incrível. Se conseguirmos ter esta cultura em casa, teremos ainda mais e melhores atletas", defendeu.
15090296
Apta a poder competir domingo nas estafetas mistas - o diretor técnico nacional José Estrangeiro só revelará a equipa ao fim do dia, após a competição masculina, mas a olímpica deve alinhar ao lado de Maria Tomé -, Melanie Santos espera que Portugal vingue nesta vertente, para assim ter companhia feminina nos Jogos Olímpicos.
Já Helena Carvalho está com "algumas dores na mão e o pé direito muito massacrado", pelo que se a estafeta fosse este sábado "não poderia alinhar".
Agora, o seu pensamento está focado em novo desempenho valioso do quarteto da seleção: "No domingo tenho uma nova oportunidade para representar o país. Sem dúvida, estou com garra para conseguir mudar este azar que me aconteceu na prova individual e dar muito mais sorte à estafeta para conseguimos um grande resultado para Portugal".
Esta tarde, a equipa masculina será representada por Vasco Vilaça, vice-campeão do Mundo em 2022, pelos experientes olímpicos João Silva e João Pereira, bem como os jovens Ricardo Batista e Miguel Tiago Silva.
A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até 21 de agosto e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.
15090263