
Casa do Desporto no Porto foi palco de um colóquio sob o tema "Territórios em Movimento - Matosinhos 2025 e Paredes 2027, Cidades que Inspiram"
Leia também Depois de Talento do Ano, Froholdt é eleito Futebolista do Ano na Dinamarca
No âmbito da programação de Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto de 2025, a Associação dos Profissionais de Educação Física e Desporto do Porto (APEF Porto), com o apoio do Concelho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física (CNAPEF) e da Câmara Municipal de Matosinhos, levou a cabo, na Casa do Desporto no Porto, um colóquio sob o tema "Territórios em Movimento - Matosinhos 2025 e Paredes 2027, Cidades que Inspiram."
A abertura deste colóquio foi feita por Vítor Dias, diretor regional do IPDJ, e por José Mário Cachada, presidente da APEF Porto. De seguida, com a moderação do jornalista Bruno Cabral, realizou-se uma tertúlia que contou com uma mesa redonda e os intervenientes Nuno Matos, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, Paulo Silva, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, e Avelino Azevedo, presidente do CNAPEF. O objetivo foi uma reflexão e debate sobre experiências e estratégias que transformam cidades em territórios que incentivam o movimento, a saúde e o bem-estar da pessoa humana. A iniciativa destacou-se como uma oportunidade para refletir sobre o papel do desporto no desenvolvimento urbano e comunitário, reforçando a importância de valores, éticas e excelência na prática desportiva.
Recorde-se que o município de Paredes foi nomeado Capital Euro- Atlântica do Desporto em 2027, uma distinção atribuída pela ACES Europe, que reconhece o trabalho na promoção da atividade física, excelência das instalações e programas inclusivos. Já Matosinhos ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto de 2025, estando na sua fase final e muito próxima de concretizar a realização de 1000 eventos.

