Neerlandês, campeão mundial de estrada e de gravel, mais seis vezes de ciclocrosse, quer o título de BTT este ano e o olímpico em 2028, podendo fazer aí a despedida
Corpo do artigo
Mathieu van der Poel vai fazer 30 anos no próximo dia 19 e revelou, em entrevista ao belga “Sporza”, que não tenciona correr muito mais tempo, sugerindo até um momento para a despedida: os Jogos Olímpicos de Los Angeles'2028.
“Se puder escolher, tentarei ser campeão mundial de mountain bike este ano, pois nunca o consegui e tenho isso na cabeça, e tenho só uma chance para o ser nos Jogos: em Los Angeles, que serão certamente os meus últimos. E seria grandioso tentar terminar em LA e no mountain bike”, contou o neerlandês da Alpecin-Deceuninck, já campeão mundial de estrada em 2023 e de gravel em 2024, tendo também seis títulos mundiais no ciclocrosse.
Deixando clara a sua ideia, MDVP garantiu que não vai “continuar a correr até aos 40 anos”. “Acho importante parar num ponto alto, não serei dos ciclistas que continuam a pedalar durante demasiado tempo. Tenho a certeza que vou acabar a tempo. E depois não ficarei entediado. Há muitas coisas divertidas além do ciclismo”, completou, tendo o desejo de “fazer um Ironman”.
Revelando aversão à Volta a França - “realmente não gosto, além de etapas e de vestir a amarela não há mais para conseguir lá” -, Van der Poel prefere as clássicas Monumento (já tem seis triunfos) e marcou o Paris-Roubaix e a Volta à Flandres como metas para este ano.