Esloveno ganhou a primeira clássica Monumento da época com um ataque na última descida.
Corpo do artigo
Matej Mohoric, esloveno da Bahrain-Victorious, venceu a clássica Milão-Sanremo, que completou em 6h27m49s, graças a um ataque bem sucedido na descida do Poggio para a meta.
Não constando da lista dos principais favoritos, Mohoric surpreendeu após uma sucessão de ataques de Tadej Pogacar na subida final, seguido por um de Soren Kragh Andersen que esteve perto de resultar.
Com um grupo de nove corredores a iniciar a descida do Poggio tendo ligeira vantagem, Mohoric passou que nem um foguete por Pogacar e arriscou até ao final dos 293 km da clássica Monumento.
Mohoric terminou com 2 segundos de vantagem sobre um grupo de estrelas liderado por Anthony Turgis (TotalEnergies), seguido por Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), Michael Matthews (BikeExchange), Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), Mads Pedersen (Trek - Segafredo), Soren Kragh Anderse (DSM) e Wout van Aert (Jumbo-Visma).
Foi o 16.º triunfo da carreira profissional do atual campeão da Eslovénia, que na época passada venceu duas etapas na Volta a França.