Cem anos depois, Paris voltará a receber os Jogos Olímpicos e o arranque já tem polémica atrelada por causa do logótipo
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Agradar a gregos e troianos nunca foi fácil, mas a comissão organizadora dos Jogos Olímpicos de Paris, agendados para 2024, descobriu que agradar aos franceses também é tarefa complicada.
O logótipo oficial foi revelado e, ao contrário da simbologia usada na fase candidatura, onde se optara por uma Torre Eiffel estilizada, a escolha recaiu numa imagem de alguma ambiguidade.
"Tivemos meia centena de propostas, mas fomos cativados pela que exibimos agora", explicou Julie Matikhine, diretora da marca Paris 2024 ao blogue Sports Business Club. Traçado a duas cores, o logo pretende ser uma homenagem aos Jogos de 1924, também eles disputados em Paris. As reações, entre as quais a de alguns designers, não tem sido muito favorável.
"Isto é para um salão de cabeleireiro?" ou "É uma competição desportiva, não a semana da moda", foram algumas das críticas, resumidas pelo "Le Parisien". Há quem aponte o escasso arrojo gráfico, numa imagem que pretende simbolizar várias coisas ao mesmo tempo: uma medalha, a chama olímpica e uma "Marianne" (figura alegórica que representa a República Francesa).
E, entre os que não gostaram, houve até quem comparasse o logótipo ao do Tinder, uma aplicação de encontros.
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