Lateral-esquerdo foi eleito o melhor jovem jogador da Europa de 2023/24 e o guarda-redes o melhor jogador na variante de praia.
Corpo do artigo
“Sinto-me muito feliz. Foi uma época recheada de sucessos, tanto a nível de clubes como a representar o nosso país. Toda a gente que esteve envolvida neste processo me ajudou imenso a conseguir ganhar este troféu, quer da parte da Seleção Nacional, quer da parte do Sporting. Sem as pessoas ao meu lado seria muito complicado e estou muito feliz por estar aqui neste evento e agora é continuar a trabalhar para voltar aqui". Esta foi a primeira reação de Martim Costa, de 22 anos, após receber o galardão destinado ao melhor jovem jogador da Europa de 2023/24.
Recorde-se que Martim foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato da Europa jogado em janeiro, prova na qual foi igualmente o melhor marcador, com 54 golos, empatado com dinamarquês Mathias Gidsel. Pelo Sporting, foi campeão nacional, venceu a Taça de Portugal e a Supertaça, na melhor temporada de sempre doss verdes e brancos.
Aos 38 anos, Ricardo Castro contribuiu para a medalha de bronze de Portugal no Campeonato do Mundo de andebol de praia, a melhor classificação de sempre, tendo sido eleito o melhor guarda-redes da prova. Com o Leça, foi campeão europeu, como voltou a ser considerado o melhor guardião. "É o culminar de muitos anos de trabalho e dedicação à praia. Pode considerar-se o topo a nível europeu da carreira. É um orgulho enorme. primeiro por ser o segundo português a ganhar [depois de Gabriel Conceição], o que mostra bem a qualidade do nosso andebol de praia e a qualidade dos nossos jogadores, e depois, a nível individual, é um sonho que tornado realidade", reagiu.