
Mário Palma anunciou uma convocatória sem surpresas
Tony Dias
Seleccionador divulgou, esta terça-feira, a lista dos 16 convocados para a fase de qualificação, em que Portugal defrontará Polónia, Estónia e Bielorrússia.
Corpo do artigo
O selecionador Mário Palma exigiu, esta terça-feira, maior "crença e sentido de responsabilidade" aos jogadores que vão representar Portugal na fase de qualificação para o Eurobasket2017. Na conferência de imprensa de apresentação dos 16 convocados, lista na qual não houve surpresas.
"Temos um grupo muito bom, composto por jogadores extraordinários. Vamos jogar num grupo dificílimo. A Polónia é uma das melhores seleções da Europa, com jogadores que já passaram pela NBA e que atuam nos melhores campeonatos europeus, a Estónia, que conhecemos bem de fases de qualificação anteriores, revela um grande potencial ofensivo, e a Bielorrússia, uma seleção que também já defrontámos e derrotámos, também é forte e experiente. Mas temos de ir a jogo e lutar sempre pela vitória", salientou Mário Palma.
O selecionador português exige que os jogadores sejam "responsabilizados pelos resultados", acrescentando ser necessário "dar o passo em frente".
"Se não acreditarmos em nós, quem é que vai acreditar?", questiona o treinador com maior currículo do basquetebol nacional, com cerca de 75 títulos arrebatados numa carreira na qual passou por Portugal, Angola, Espanha, Jordânia e, recentemente, Tunísia.
João Betinho Gomes foi a primeira opção para a escolha do jogador naturalizado, mas Palma anseia ter mais soluções.
"Só pode jogar um naturalizado de cada vez e a nossa opção foi o Betinho. Mas precisamos de ter um maior leque de escolhas. O Jeremiah Wilson, norte-americano que jogou esta época no Benfica, tem o processo de naturalização a decorrer, mas ainda não tem os registos criminais dos países onde já atuou antes de vir para Portugal e não podemos contar com ele para este ciclo de qualificação", explicou.
O poste Cláudio Fonseca, que já integra a seleção há quatro temporadas, defende que, atualmente, os jogadores convocados estão mais experientes e confiantes.
"Evoluíram imenso na Liga portuguesa e mesmo no estrangeiro. Têm jogado mais nos respetivos clubes e beneficiaram de maior contato internacional", declarou o basquetebolista, que jogou esta temporada no Palma Air Maiorca, da II Liga de Espanha.
Com 21 anos, o extremo Henrique Piedade é um dos mais jovens entre os 16.
"Tenho a certeza de que vou evoluir bastante durante este verão. Já integrei o estágio na época passada e cheguei ao Galitos do Barreiro um jogador completamente diferente", afirmou.
O presidente da federação, Manuel Fernandes, agradeceu o apoio que as autarquias de Ovar, Oliveira de Azeméis, Coimbra, Setúbal e Sines vão dar à seleção e desejou boa sorte aos jogadores e ao selecionador Mário Palma.
"Estamos perante uma nova geração e uma nova seleção nacional de seniores. O aumento do número de jogos na Liga portuguesa e a participação do Benfica e FC Porto nas competições europeias de clubes têm feito evoluir os nossos basquetebolistas", sublinhou.
Portugal ficou inserido no grupo D de qualificação do Eurobasket2017, no qual defrontará Polónia, Estónia e Bielorrússia. A seleção nacional abre a competição no dia 31 de agosto, com uma deslocação à Polónia, e fecha este ciclo em Sines, a 17 de setembro, frente à Bielorrússia.
Apuram-se para a fase final, que se disputa em quatro países europeus, Finlândia, Israel, Roménia e Turquia, o primeiro posicionado de cada um dos sete grupos, mais os quatro melhores segundos classificados.
O selecionador nacional, Mário Palma, convocou 16 elementos para esta campanha, cujo estágio arranca no dia 18 de julho, em Sangalhos. Após os primeiros 15 dias de estágio, serão dispensados dois jogadores.
Convocados:
Bases: Mário Fernandes (Benfica), Tomás Barroso (Benfica), Pedro Pinto (Vitória de Guimarães) e Pedro Bastos (FC Porto)
Extremos: João Balseiro (Vitória de Guimarães), Henrique Piedade (Galitos Barreiro), José Silva (FC Porto), João Soares (Benfica), Nuno Oliveira (Benfica) e Fábio Lima (CAB Madeira)
Postes: Miguel Queiroz (FC Porto), Claúdio Fonseca (Benfica), João Guerreiro (Vitória de Guimarães), Stefan Djukic (Lusitânia) e Pedro Belo (Galitos Barreiro)
