Declarações no final do encontro Portugal-Sérvia (69-80), da segunda jornada do Grupo A do Campeonato da Europa de basquetebol de 2025, disputado esta sexta-feira na Xiomani Arena, em Riga, na Letónia
Corpo do artigo
Mário Gomes (selecionador de Portugal): "O nosso pensamento é sempre o mesmo, nós primeiro temos de tomar conta do que depende de nós, o que passa por nos prepararmos bem, para podermos competir ao nível mais elevado que conseguirmos e, a partir daí, se conseguirmos competir a esse nível, podemos ganhar jogos. Hoje conseguimos competir. Não estivemos tão bem como poderíamos ter estado na percentagem de lançamentos de dois pontos [39% - 14 em 36] e em oportunidades de contra-ataque, algumas delas que foram jogadas de quatro pontos, como se costuma dizer, pois são contra-ataques que não se marcam e contra-ataques que se sofrem, em consequência, alguns até com turnovers. Por isso, não conseguimos ir mais além e, na parte final, os últimos dois cestos, dois triplos, são duas borlas, digamos assim, na ânsia de roubar bolas, numa altura em que já não havia hipóteses de ganhar o jogo. Se não temos cometido esses erros o jogo até tinha ficado mais apertado, mas equilibrado, mas, no fim, valia o mesmo. Estou muito satisfeito com a forma como a equipa competiu, sei que isto é o que a equipa tem de fazer sempre e juntar a isto a melhoria em alguns aspetos, nomeadamente, no caso de hoje, no aproveitamento dos contra-ataques e na percentagem de lançamentos de dois pontos”.
Diogo Brito (melhor marcador de Portugal): "(22 pontos, depois de nenhum com a República Checa) O que mudou foi as bolas terem entrado e não terem entrado no outro dia, mas a atitude é a mesma, a confiança é a mesma, a tranquilidade é a mesma. Treino todos os dias e sei que consigo marcá-las e, se estiver sozinho, vou continuar a lança-las, independentemente de elas entrarem ou não. (Jogo com a Turquia, no sábado) É pouco tempo de descanso para as duas equipas, mas isso é um torneio assim, são cinco jogos em sete dias. Nós estamos bem preparados fisicamente, fizemos uma preparação dura, exatamente para chegar aqui e podermos fazer os jogos todos na melhor condição possível. Amanhã [sábado] vai ser a mesma atitude e o 100% do nosso esforço. Não sei se a capacidade física será igual à de hoje, mas 100% do possível”.