Maicel Uibo é da Estónia e foi segundo no decatlo, Shaunae Miller-Uibo das Bahamas e foi segunda nos 400 metros. Festejaram juntos na pista de Doha
Corpo do artigo
Maicel Uibo, da Estónia, e Shaunae Miller-Uibo, das Bahamas, são marido e mulher e conseguiram o feito único de, no Mundial de Doha, festejarem medalhas de prata no intervalo de poucos minutos.
"Duas medalhas ao mesmo tempo, na mesma noite, é duplicar a alegria", comentou Shaunae, de 25 anos, que foi a primeira a festejar. Ela era a favorita na final de 400 metros, mas foi batida por Salwa Eid Naser, do Barém, que espantou ao fazer o terceiro tempo mais rápido da história.
Quando Shaunae Miller-Uibo terminou - batendo o recorde americano e fazendo a sexta melhor marca mundial de sempre -, Maicel Uibo estava a fazer o aquecimento para os 1500 metros, a última das dez provas do decatlo, que também acabou de forma emocionante: havia seis candidatos ao triunfo!
Maicel, de 26 anos, foi terceiro na corrida mais longa das provas combinadas e com isso garantiu a medalha de prata. "Não pude ver a corrida dela. Só ia espreitando a página dos resultados. Vi mais tarde a repetição dos 400 metros", contou o estónio.
"Ele estava a contar com o ouro. Eu sabia que ele não estava em grande forma para os 1500 metros, mas deu tudo. Tenho muito orgulho nele", contou Shaunae, que esperou na pista pelo final da corrida do decatlo.
No final, o casal juntou-se e deu uma volta ao Estádio Khalifa em conjunto, cada um com a bandeira do seu país. Em Doha eles eram candidatos a medalhas, pois ela é campeã olímpica e tinha a melhor marca do ano nos 400 metros. Ele ganhara o bronze no heptatlo do Mundial de pista de coberta e fizera 8514 pontos no decatlo há dois meses.
Os Uibo conheceram-se na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, onde estudaram juntos, e casaram em 2017. "Somos atletas muito competitivos. Treinamos juntos e por vezes somos competitivos tanto na pista como fora dela", brincou Maicel.