Aos 15 anos, a ginasta surpreendeu nos Europeus de Munique, apurando-se para os Mundiais.
Corpo do artigo
Mariana Parente, ginasta que aos 15 anos surpreendeu nos Europeus de Munique, ao apurar-se para os Mundiais de outubro em Liverpool, considera ter aberto as portas para consumar o sonho olímpico.
"Sem dúvida este Mundial faz-me abrir horizontes para o futuro e espero um dia conseguir concretizar esse sonho", disse, em declarações à Lusa.
Mariana Parente, de apenas 15 anos, mas que completa os obrigatórios 16 este ano, em 14 de setembro, foi 50.ª no all-around dos Europeus, com 46.733 pontos.
"Estou muito feliz porque senti que todo o esforço e trabalho foram recompensados", assumiu, depois de se tornar na nota positiva de um desempenho luso aquém das expectativas, também motivado por alguns problemas físicos de diversas ginastas.
Descontando as atletas das 13 seleções mais bem classificadas, mais 23 ganhavam o direito a estar em Liverpool, sendo que a portuguesa foi a 12.ª.
"Como é o meu primeiro ano de sénior vai ser bom para ganhar experiência e espero conseguir representar Portugal em mais provas no futuro. Posso melhorar os meus desempenhos, estar mais confiante e aproveitar a experiência", completou a atleta do Ginásio Clube Português, que começou a praticar ginástica aos oito anos.
Em equipas, Portugal não conseguiu, como se esperava, o apuramento para o Mundial, destinado às 13 seleções mais fortes, acabando, ainda assim, abaixo do esperado, num modesto 22.º, com 138.764 pontos.
Como este resultado, falhou a final de equipas dos Europeus, para oito formações, bem como a prova das medalhas individual de qualquer um dos aparelhos.
A segunda edição dos Campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique, até 21 de agosto, e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete: atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.
15088375
15088232